Aviso de pauta: Conselho Universitário da UFRJ decide nesta quinta-feira contrato com Ebserh

Em sessão extraordinária, o Conselho Universitário da UFRJ (Consuni) decide nesta quinta-feira (5/9) sobre a proposta de contrato entre a universidade e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC). O início da sessão está marcado para as 9h30, no Salão Nobre do Consuni, na Cidade Universitária.

A Ebserh é uma empresa estatal, vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei nº 12.550, em 15 de dezembro de 2011, com a finalidade de apoiar a gestão administrativa dos hospitais universitários do país, efetuar compras centralizadas de equipamentos e insumos, e realizar a contratação de servidores através de concursos públicos.

No ano passado, a Reitoria da UFRJ iniciou diálogos com a Ebserh/MEC para estudar as propostas da estatal para quatro hospitais da universidade.

Nos últimos meses, diversos debates foram realizados para discutir a proposta apresentada pelo Governo Federal às universidades do país e, especificamente, as propostas para a UFRJ. A defesa da autonomia universitária foi a questão central de todos os debates, que envolveram diretores de unidades, professores, alunos, servidores técnico-administrativos e a área médica da UFRJ.

Caso o Consuni decida pela contratação da Ebserh/MEC, quatro hospitais da universidade passarão a contar com o apoio da empresa à sua gestão: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Psiquiatria (Ipub), Instituto Martagão Gesteira de Pediatria e Puericultura (IPPMG) e Maternidade Escola da UFRJ (ME).

O Consuni, órgão máximo de deliberação da UFRJ, é composto por oito membros da reitoria e 44 outros conselheiros, entre decanos, professores (titulares, associados, adjuntos e assistentes), servidores técnicos administrativos, alunos e outros membros representativos da universidade.

Serviço:

Sessão extraordinária do Conselho Universitário da UFRJ (Consuni)
Quando:
quinta-feira, 5 de setembro
Onde: Salão do Conselho Universitário. Av. Pedro Calmon, n° 550 – Prédio da Reitoria, 2° andar, Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro.
Horário: 9h30 às 12h30h (A sessão pode ser prorrogada por mais uma hora)

* Haverá transmissão ao vivo no link http://www.webtv.ufrj.br/

Atendimento à imprensa:

Assessoria de imprensa do Gabinete do Reitor