Curso de extensão sobre o “Clássico das Mudanças”

O professor e doutor Orley Dulcetti Junior, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, ministrará o curso de extensão sobre o “Clássico das Mudanças” (I Ching), que acontecerá às quintas-feiras, entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro, a partir das 14h.

O Departamento de Letras Orientais e Eslavas (Depto LEO) da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ promove o curso, que oferece 25 vagas, com a coordenação da professora Cláudia Andréa Prata Ferreira.

O curso apresentará pensadores chineses antigos e autores contemporâneos, abordando o contexto abrangente da obra.

Confira a programação completa:

12/9: A origem do “Clássico das Mudanças”, a formação textual, os diagramas da composição estética e do conteúdo segundo o pensamento chinês antigo. Os dispositivos do céu anterior e posterior.

19/9: Comentários e interpretações contextuais do “Clássico”.

26/9: Análise contextual do primeiro e do segundo diagramas (guà) do “Clássico das Mudanças”.

3/10: Exemplos de trechos das versões ocidentais do Yì com elementos figuristas cristãos, neofiguristas de Wilhelm.

A FL fica na Avenida Horácio Macedo, 2.151, na Cidade Universitária.