Reitoria elogia contribuições do Instituto de Psquiatria em evento

Por Pedro Leite

A Reitoria da UFRJ compareceu na última sexta-feira, 9/8, à cerimônia de comemoração dos 75 anos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub). O evento aconteceu no auditório Leme Lopes, no campus da Praia Vermelha.

A mesa de abertura da comemoração contou com a presença do reitor da UFRJ, Carlos Levi, que parabenizou o instituto por suas contribuições à universidade. O reitor também congratulou todos os profissionais do Ipub pela especial dedicação e humanismo necessários à área. “É um dilema permanente identificar os limites tênues entre uma situação de equilíbrio e desequilíbrio”, disse Carlos Levi.

O vice-reitor, Antônio Ledo, ressaltou a excelência que o Ipub mantém através dos anos, apesar da difícil situação da saúde no país. “O papel da UFRJ é muito importante na defesa de nossos hospitais”, destacou.

Além do reitor e do vice-reitor, participaram da mesa de abertura a decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Maria Fernanda Quintela; a diretora do Ipub, Maria Cavalcantti; o ex-diretor do Ipub, Márcio Versiane, e, representando a Faculdade de Medicina, o professor Sérgio Zaidhaft.

Durante a abertura, todos os convidados puderam conhecer a história do instituto através do documentário "1938: criação do Ipub sob a ótica de Henrique Roxo". Também foi prestada homenagem aos funcionários mais antigos do instituto.

Em seguida, a diretora Maria Cavalcantti convidou os professores Jorge Adelino, Theodor Lowenkron, Edson Saggese e Ana Figueredo para compor a mesa de memórias do Ipub.A mesa prestou tributo a figuras fundamentais na trajetória do Ipub como os professores eméritos Leme Lopes e Eustáchio Portella. Também houve uma homenagem especial às mulheres pioneiras da clínica infanto-juvenil do Ipub.

Entre os convidados que prestigiaram o evento estavam o pró-reitor de Extensão, Pablo Benetti; a pró-reitora de Gestão e Governança, Araceli Ferreira; o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura, Carlos Vainer; o secretário geral da Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb), Luiz Afonso, e o superintendente geral de Políticas Estudantis, Antônio José Barbosa de Oliveira.

Decano lembrou a data no Consuni

Durante sessão do Conselho Universitário (Consuni), do dia 8/8, o decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Marcelo Castro, saudou os 75 anos do IPUB. “São 75 anos da própria história da saúde mental” declarou o decano, reconhecendo o grande protagonismo do instituto na área.