UFRJ terá novo laboratório de bioetanol

Com inauguração prevista para o próximo dia 29, o novo Laboratório Bioetanol (LB) da UFRJ pretenderá atender ao novo conceito de biorrefinaria: utilizar recursos renováveis, como a biomassa de plantas e de algas, para a produção de insumos químicos e combustíveis por rotas biotecnológicas, bioquímicas e microbianas. O laboratório, que visa satisfazer a demanda reprimida em P/D da academia e da indústria, estará diretamente vinculado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica (PPGBq/IQ) e ao Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG-COPPE/UFRJ).

Sua área total é de 600 m2, dividida em três pavimentos – o primeiro destinado às atividades em escala semi-piloto (pré-tratamento da biomassa, hidrólise enzimática, processamento dos xaropes de biomassa e fermentação, e produção das enzimas celulolíticas); o segundo com um pequeno auditório e espaço para cursos, reuniões internas e externas; e o terceiro com os laboratórios de pesquisa e a parte analítica avançada, além de salas para administração. Ele está situado na Avenida Pedro Calmon do campus Cidade Universitária, próximo à Ponte do Saber.

Por reunir num só espaço as principais etapas do processamento da biomassa, esta disposição física procura favorecer não só a sua integração, como também o entendimento das interrelações destas etapas. Estimula também o desenvolvimento de novas tecnologias, análises de custo e do ciclo de vida dos processos, um dos aspectos mais críticos para a implementação das tecnologias pertinentes às biorrefinarias.

Além de sediar a coordenação de projetos de pesquisa desenvolvidos em redes de laboratórios nacionais e internacionais, o LB tem parceria com o setor industrial como, por exemplo, a ETH (Odebrecht Agroindustrial) do grupo Odebrecht, e outras empresas que já demonstraram interesse em desenvolver projetos em colaboração. As parcerias poderão envolver o desenvolvimento de projetos conjuntos ou de contratos de prestação de serviços.

O Grupo de Pesquisa do LB e o capital intelectual em processamento de biomassa existem há anos no Instituto de Química. Neste momento, com o novo Laboratório, existe a oportunidade de solidificar e expandir as atividades. Com esta maior visibilidade, há também a oportunidade de atrair mais alunos – da UFRJ, do Brasil e do exterior – para este novo laboratório e formar, para o país, os necessários recursos humanos nesta área.