">O Museu Nacional−UFRJ inaugurou em 10 de julho a exposição internacional “Los primeros brasileños”, no Palacio Ferreyra – Museo de Bellas Artes Evita, em Córdoba, Argentina.

Museu Nacional inaugura na Argentina exposição sobre índios do Nordeste

Museu Nacional inaugura na Argentina exposição sobre índios do NordesteO Museu Nacional−UFRJ inaugurou em 10 de julho a exposição internacional “Los primeros brasileños”, no Palacio Ferreyra – Museo de Bellas Artes Evita, em Córdoba, Argentina.

A exposição apresenta a vitalidade cultural dos índios do Nordeste brasileiro  e tem a curadoria do professor João Pacheco de Oliveira. A montagem contou com a participação do Setor de Etnologia e da Seção de Museologia.

Parceria internacional com a “X Reunião de Antropologia do Mercosul” (X RAM), a Universidad Nacional de Córdoba e o Museu Evita, a mostra apresenta ao público do Cone Sul um passeio pela História do Brasil através de documentos visuais, textuais e sonoros relativos à presença protagonista das populações indígenas na formação do país.

Museu Nacional inaugura na Argentina exposição sobre índios do NordesteA vitalidade cultural dos índios contemporâneos, notadamente do Nordeste, convida o espectador a mergulhar no universo da produção material e simbólica dessas populações, com a apresentação de mais de 200 objetos etnográficos coletados nos últimos dez anos.

Estiveram presentes na inauguração antropólogos, cientistas sociais, historiadores, museólogos e estudantes de mais de dez países, além das autoridades locais, chegando a um público estimado em mais de 3 mil pessoas. A mostra ficará em exibição até outubro de 2013.