Palestra debate a civilização árabe-islâmica

A professora Beatriz Bissio, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ, ministra a palestra “O mundo falava árabe: a civilização árabe-islâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta”, que acontece nesta quinta (6/6), às 18h, no Instituto de História (IH).

O IH−UFRJ fica no campus do Largo de São Francisco. O endereço é Largo de São Francisco, 1, Centro do Rio. O evento é aberto ao público e confere certificado de ouvinte.

Palestrante

Professora adjunta e diretora substituta do Departamento de Ciência Política do Ifcs, Beatriz Bissio é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, a docente atuou como correspondente de diversos meios de comunicação latino-americanos e foi fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo (1974−2006), Ecologia e Desenvolvimento (1991−2006) e Revista do Mercosul (1992−2006).

Uruguaia, naturalizada brasileira, morou na Argentina, Peru, México e Portugal e percorreu, ao longo de três décadas, a América Latina, África e Ásia, em particular o Oriente Médio. Realizou a cobertura de momentos marcantes da história contemporânea, como a guerra de libertação e a independência de Angola e Moçambique, a luta contra o apartheid na África do Sul, o conflito árabe-israelense, a guerra no Líbano, a questão do Iraque, as Conferências do Movimento Não Alinhado e da ONU.