Editora UFRJ lança livro sobre redação

Maria do Socorro – Assessora de Imprensa da Editora UFRJ

A prova de redação e o acesso à UFRJ, histórias e desdobramentos, livro do professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, acaba de ser publicado pela Editora UFRJ e será lançado no dia 3 de junho, às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no campus da Praia Vermelha. Na data haverá debate sobre o tema com a participação do professor Luiz Otávio T. Mendes Langlois, ex-coordenador da Comissão de Vestibular da universidade.

O livro analisa a história da evolução da prova de redação ao longo de vinte anos de realização do vestibular isolado da universidade, de 1988 a 2007, através das provas comentadas e das cartas aos candidatos. A publicação é resultado de uma pesquisa que teve como um dos enfoques “pensar que práticas de escrita deveriam ser desenvolvidas como parte de uma educação básica voltada para a contemporaneidade em uma perspectiva de formação de cidadãos mais conscientes”.

No momento em que o MEC anuncia critérios mais rigorosos para a correção das redações dos candidatos que farão o próximo Enem, tendo em vista a identificação de problemas graves em vários textos, o autor joga luz sobre a origem das principais barreiras no ensino-aprendizagem da produção textual. Propõe também uma discussão técnico-conceitual sobre o ensino da escrita, com o objetivo de repensar suas práticas.

Marcelo Macedo Corrêa e Castro tem licenciatura em Português-Literaturas e doutorado em Educação, atualmente é decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. Lecionou por dezessete anos em turmas noturnas de colégios estaduais do Rio de Janeiro e, de 1996 a 2005, foi avaliador, supervisor e membro da banca de elaboração de provas no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ.