Projeto “Conhecendo a UFRJ” recebe 14 mil estudantes na UFRJ

Alunos de 210 escolas do Ensino Médio conhecem os cursos de graduação da UFRJ nos dias 22 e 23 de maio.

Pedro Leite

Em sua 9ª edição, evento promove contato entre estudantes de Ensino Médio e os cerca de 150 cursos de graduação da UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe, nos dias 22 e 23 de maio, 14 mil alunos de Ensino Médio das redes pública e privada para participarem do projeto "Conhecendo a UFRJ", criado pela universidade para aproximar os estudantes dos cursos de graduação. Em sua 9ª edição, o evento receberá cerca de 7 mil estudantes por dia, na Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, fará a abertura do "Conhecendo a UFRJ", na próxima quarta-feira, às 8h30, no Ginásio Verdão (Espaço 1). Logo após, haverá uma grande palestra sobre o processo de seleção para os cursos de graduação, que na UFRJ é feito exclusivamente através do sistema Enem/Sisu. A partir das 7h30, os estudantes receberão a credencial para ter acesso ao local.

Nos dois dias de evento, a UFRJ receberá 210 escolas da Região Metropolitana do Rio, Região dos Lagos, Região Serrana e Médio Paraíba. O principal objetivo é atingir alunos da rede pública de ensino, que em geral possuem menor acesso às fontes de informação sobre a universidade. Ao mesmo tempo, o projeto visa motivar alunos dessa rede a ingressar no ensino superior público, algo que muitas vezes não é visto como possibilidade real por esses estudantes. Das escolas visitantes, 60% serão da rede pública.

Levantamento feito a partir de edições anteriores mostrou que 85% dos visitantes disseram que as apresentações do "Conhecendo a UFRJ" influenciaram em sua decisão na escolha do curso de graduação.

"O `Conhecendo a UFRJ` é um evento importantíssimo para apresentar a realidade da universidade aos nossos futuros alunos. Com a política de ação afirmativa, que reserva uma parte das vagas aos estudantes de escolas públicas, a tendência é ampliar a presença desses estudantes na UFRJ. Hoje, 60% das escolas participantes são da rede pública", afirmou o reitor da UFRJ, Carlos Levi.

A UFRJ recebe, por ano, mais de 9 mil novos alunos. Maior universidade federal do país, possui cerca de 60 mil estudantes, dos quais aproximadamente 80% são da graduação.

Nos dois dias de evento, coordenadores e professores de todos os cursos de graduação da UFRJ se revezarão em oito espaços, apresentando seus cursos e respondendo às perguntas dos visitantes, explicando e detalhando o que cada uma das carreiras significa e abordando temas como mercado de trabalho, opções de pesquisa e extensão, permitindo que os futuros graduandos tenham uma visão mais ampla de cada carreira. Todas as palestras sobre cursos terão, ao final, um tempo reservado para perguntas livres da plateia.

O projeto

O "Conhecendo a UFRJ" nasceu para aproximar os estudantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro do cotidiano da UFRJ e informá-los sobre os cursos de graduação da universidade. Sua primeira edição aconteceu em 2004 e foi realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde. Naquele ano, a universidade recebeu cerca de mil visitantes, entre alunos, professores e coordenadores pedagógicos de instituições de ensino públicas e particulares. Desde então, o número de inscritos vem aumentando.

Em 2005, o público dobrou e, além das palestras, foi introduzida a participação dos estudantes de graduação da UFRJ nos estandes. O número de inscrições foi tão grande em 2006 que o evento teve sua realização duplicada, e em dois dias consecutivos foram recebidos mais de 9 mil alunos. A 4ª edição, em 2007, atendeu 7.500 estudantes. Em 2008, mais de 10 mil alunos estiveram presentes durante os dois dias do evento – 7.400 estudantes da rede pública de ensino e 3 mil de escolas e pré-vestibulares particulares.

A marca de 12.300 visitantes foi atingida em 2009, e superada em 2010 e 2011, quando os quase 14 mil visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer as atividades culturais da UFRJ pela Tenda Cultural do evento, e puderam conhecer um pouco mais sobre a Cidade Universitária, em passeios de ônibus no campus. Em 2012, com a alteração do calendário acadêmico, em virtude da greve de servidores e docentes da Educação, o evento foi suspenso, retornando este ano à agenda de eventos da UFRJ.

Programação

Nos dois dias de evento, entre 10h e 16h40, os estudantes poderão escolher entre aproximadamente 50 palestras diárias sobre cursos de graduação.

Paralelamente, a Tenda Cultural, com atividades entre 11h e 14h, exibirá apresentações de música, dança e teatro, além de palestras, para que os estudantes tenham ideia do tipo de produção e dos métodos empregados pelos cursos nas áreas de artes da UFRJ.

Os visitantes terão ainda contato com os alunos da graduação, que irão mostrar a localização física dos cursos e setores administrativos, através de dois ônibus, em roteiro pela Cidade Universitária. Também serão os próprios graduandos que estarão em estandes, conversando com os visitantes, expondo informações sobre cursos, por meio de fotos, vídeos e apresentações de trabalhos práticos.

Fotos:

Marco Fernandes (capa)

Acervo PR-5 (2ª foto)

Marco Fernandes (3ª foto)