Categorias
Memória

Colóquio sobre subjetividades e montagens corporais na contemporaneidade acontece na Praia Vermelha

O Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ realiza, em parceria com o Centre de Recherches Psychanalyse, Médecine et Société da Université Paris Diderot e apoio do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro, o “Colóquio Internacional Subjetividades e Montagens Corporais no Mundo Contemporâneo”, que acontece entre os dias 23 e 25 de maio no Auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário da Praia Vermelha.

O evento é organizado por uma comissão formada pelos professores Joel Birman (UFRJ), Christian Hoffmann (Paris Diderot), Regina Herzog (UFRJ), Simone Perelson (UFRJ), Isabel Fortes (UFRJ), Mariana de Toledo Barbosa (UFRJ) e Tereza Pinto (Paris Diderot). 

O objetivo do evento é apresentar os desafios da Psicanálise, na contemporaneidade, diante da emergência e disseminação de modalidades inéditas de subjetividades, nas quais se revela uma ruptura significativa com os padrões subjetivos anteriormente existentes. Nas novas maneiras de concepção do sujeito, cirurgias estéticas, passando pelos piercings e tatuagens, até as manipulações irreversíveis do somático, o espaço corpóreo se transformou em cenário estratégico e privilegiado para o engendramento das singularidades. Ao lado disso, as expansões e retrações da experiência corporal se instituem de maneira regular pela utilização de drogas, lícitas ou ilícitas. Desta maneira, novas formas de experiências clínicas são delineadas.

Outras informações e a programação na íntegra estão disponíveis no site do IP-UFRJ.