Nota sobre o IPPMG

Reitoria anuncia ações para o hospital.

O fechamento da emergência no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ vem sendo objeto de toda a atenção, e estamos disponibilizando apoio à Direção do Instituto para que promova as ações necessárias a fim de que o setor seja reaberto no prazo mais breve possível.

1) Já nesta segunda-feira, a Reitoria e a Direção do IPPMG organizarão uma força-tarefa para dar suporte ao setor de compras do hospital, que, por vários motivos, acumulou significativa perda do seu pessoal especializado. Alguns servidores de outras unidades da UFRJ serão apresentados à Direção do IPPMG para que se possa reforçar a estrutura de compras do hospital.

2) Em caráter emergencial, a estrutura de compras disponível em outros hospitais da UFRJ poderá acumular provisoriamente as atribuições do sistema de compras de insumos para o IPPMG.

3) Em abril deste ano, foram publicados editais de concurso para provimento de mais de cem vagas para servidores técnico-administrativos da UFRJ. O concurso inclui vagas para médicos de emergência pediátrica, odontólogo para pediatria, administrador hospitalar e mais uma série de especialidades, destinadas aos hospitais universitários da UFRJ, entre eles o IPPMG, que tem a previsão de receber, pelo menos, oito enfermeiros para a pediatria, sete novos médicos para a UTI e dois novos profissionais para a emergência.

A UFRJ está empenhada em apoiar a Direção do IPPMG no que for possível, para que ela tenha condições de promover soluções de seus problemas mais urgentes, enquanto discutimos soluções permanentes e estáveis para enfrentar e superar as graves dificuldades acumuladas por um longo período de subfinanciamento e ausência de políticas adequadas de recursos humanos para os nossos hospitais universitários.

Carlos Levi
Reitor da UFRJ