Observatório das Metrópoles analisa política na América Latina

Carlos Eduardo Martins, uma das principais vozes no debate sobre a globalização e a teoria da dependência na América Latina, apresenta palestra nesta terça, 16/4, na FAU.

Metrópole, Estado e Capital

O segundo encontro do ciclo de debates promovido pelo Observatório das Metrópoles acontece terça, 16/4, às 10h, no Auditório Paulo Santos, FAU-UFRJ. Sob o tema “O Brasil e a América Latina na nova geopolítica mundial”, a palestra “Metrópole, Estado e Capital” será ministrada pelo professor Carlos Eduardo Martins, que analisará os efeitos do projeto neoliberal na América Latina e as novas forças sociais e políticas, capazes de promover a interação regional latino-americana.

Martins é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto e chefe do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, é um dos coordenadores de Latino-americana: Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe (Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção em 2007) e coorganizador de A América Latina e os Desafios da Globalização (2009). Em 2011, publicou Globalização, Dependência e Neoliberalismo na América Latina, no qual cumpre a difícil tarefa de atualizar as teorias sobre esses três conceitos-chave para o pensamento contemporâneo e a compreensão das sociedades, sobretudo as periféricas. O professor é uma das principais vozes no debate sobre a globalização e a teoria da dependência na América Latina.

O projeto do Observatório das Metrópoles tem como objetivo interpretar as transformações vividas pelas metrópoles brasileiras no século XXI.

O Auditório Paulo Santos fica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFRJ), no prédio da Reitoria, 4° andar – Cidade Universitária.