Instituto de História promove Simpósio de História Ambiental

O Programa de Pós-Graduação de História Social (PPGHiS) do Instituto de História (IH) da UFRJ e o Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão realizando o “Simpósio Brasil-EUA em História Ambiental”. O evento acontece entre os dias 12 e 15 de março, no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

De acordo com a organização do evento, o objetivo é “fomentar o diálogo aberto e comparativo entre pesquisadores dos dois maiores territórios nacionais das Américas, espaços históricos dotados de algumas semelhanças e notáveis diferenças em seus processos de formação”. Entre os palestrantes, estarão cientistas do Brasil e dos Estados Unidos, como os norte-americanos Donald Worster, da Universidade do Kansas; John McNeill, da Universidade de Georgetown e autor de A história ambiental do mundo no século XX; e dos brasileiros José Pádua, Lise Sedrez e Suzana Cesco, do PPGHiS/IH-UFRJ.

As sessões noturnas serão abertas ao público e terão tradução simultânea. Os painéis da manhã e da tarde serão em inglês e, diante da limitação do espaço, haverá a necessidade de inscrição prévia através da página oficial do evento. Para acessar a programação, clique aqui.

O encontro tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e do Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Fonte: Setor de Comunicação CFCH