Categorias
Memória

“Dr. Fantástico” inaugura a temporada do Ciência em Foco 2013

O cineclube da Casa da Ciência da UFRJ retoma suas atividades em 2013 apresentando Dr. Fantástico, do cineasta americano Stanley Kubrich.

Dr. Fantástico

O cineclube da Casa da Ciência da UFRJ retoma suas atividades em 2013 apresentando Dr. Fantástico, do cineasta americano Stanley Kubrich, no sábado, dia 2 de março, às 16h. O filme será acompanhado da palestra "As máquinas de informação e o mundo fechado da guerra fria", com o professor Henrique Cukierman, doutor em Engenharia de Produção e integrante do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE-UFRJ).

Segundo Cukierman, “Dr. Fantástico é um clássico sobre os temores e as paranoias da Guerra Fria. Para ‘pensar o impensável’, a tecnociência de guerra concebeu um mundo fechado cuja arquitetura seria constituída por máquinas de informação. Em meio ao pavor do apocalipse, procurou-se construir, a partir dos anos 1950, com o suporte dos recém-inventados computadores, as frágeis promessas de salvação, apoiadas na concepção militar do ‘C3I’ (comando-controle-comunicação-inteligência). Kubrick pouco acredita nelas, oferecendo um filme no qual se vislumbra com extraordinária clareza a gênese belicista e macabra da chamada era da informação”.

O roteiro tem por base o livro Alerta Vermelho, escrito pelo ex-tenente da Força Aérea Britânica Peter George e conta com a impecável e irônica atuação de Peter Sellers, (considerado um dos melhores comediantes do cinema, que estrelou também A Pantera Cor de Rosa). No filme, interpreta o Capitão Mandrake, da RAF (Royal Air Force), o presidente dos Estados Unidos, Mr. Muffley, e, finalmente, o Dr. Fantástico, um ex-cientista nazista que, com o fim do 3º Reich, torna-se o conselheiro do presidente americano.

O filme Dr. Strangelove or: How I learned to stop worrying and love the bomb, lançado em 1964, recebeu inicialmente no Brasil o nome de Dr. Fantástico, acrescido da tradução do restante do título original: Dr. Fantástico ou: como aprendi a parar de me preocupar e amar a bomba. Com o tempo, porém, tal título foi abreviado. Recebeu indicação para o Oscar de Melhor Ator (Peter Sellers) e Melhor Diretor (Stanley Kubrick) em 1965. Neste mesmo ano, conquistou pela BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, em inglês) os prêmios de Melhor Filme Britânico e Melhor Direção de Arte Britânica, somando-se à extensa filmografia de Kubrick, autor de obras como 2001: uma odisseia no espaço! e Laranja mecânica.

Com o objetivo de estimular a produção e circulação de novas ideias, o cineclube Ciência em Foco exibe, no primeiro sábado de cada mês, um filme seguido de debate, sempre às 16h.

Cineclube Ciência em Focohttp://cineclubecienciaemfoco.blogspot.com

Filme: Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick (EUA/Reino Unido, 1964).

Duração: 95 min.

Faixa etária: 16 anos.

02/03/2012 – 16h

Palestra: “As máquinas de informação e o mundo fechado da guerra fria”, com Henrique Cukierman – doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ e integrante do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE-UFRJ).

Entrada Franca

Local: Casa da Ciência da UFRJ. R. Lauro Müller, 3 – Botafogo.

Assessoria de Comunicação: Fernando Pedro Tels.: (21) 2542-7494 / 9629-1362