">Aconteceu, na última terça-feira (11/12), o lançamento da Revista do Pessoal, promovida pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR4). A publicação, que tem sua primeira edição na versão digital, traz assuntos referentes à comunidade acadêmica da UFRJ.

PR-4 lança “Revista do Pessoal” com primeira edição em versão digital

Aconteceu, na última terça-feira (11/12), o lançamento da Revista do Pessoal, promovida pela Pró-Reitoria de Pessoal (PR4). A publicação, que tem sua primeira edição na versão digital, traz assuntos referentes à comunidade acadêmica da UFRJ. A iniciativa para a criação da revista surgiu a partir de debates com um grupo de servidores que acompanha o processo de informação da página da PR4, entre eles, o servidor Odilon Campinas. “Ao apresentar a ideia, a Pró-Reitoria imediatamente abraçou-a e iniciamos a organização para produzir a primeira edição”, explica Roberto Gambine, pró-reitor de Pessoal e editor da revista.

Assim, pensando em uma comunicação feita para e pela própria instituição, uma das referências que norteiam a publicação “é o compromisso da Pró-Reitoria em informar e formar servidores, sejam eles docentes ou técnico-administrativos”, conforme descreve o editorial.

Estão presentes, na primeira edição da publicação, assuntos que têm mobilizado a comunidade da UFRJ nos últimos meses. Uma entrevista com Amâncio Paulino de Carvalho e Nelson Albuquerque de Souza e Silva, professores da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ, aborda a discussão sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e sua implantação na universidade, que tem dividido opiniões entre professores, alunos e servidores.

Segundo Gambine, as edições da revista trarão artigos da revista Le Monde Diplomatique, que, em parceria com a UFRJ, deu aval para a publicação na revista. “Gostaria de agradecer à revista Le Monde Diplomatique, que nos auxiliou, permitindo que pudéssemos reproduzir artigos publicados desse importante periódico de expressão internacional”, afirmou o pró-reitor de pPssoal.

Homenagem a Aloisio Teixeira

As páginas da revista têm espaço ainda para algumas homenagens, como o Memorial a Aloisio Teixeira, que relembra a trajetória de vida do ex-reitor da UFRJ, passando por sua luta contra a ditadura, período em que passou na clandestinidade, até sua eleição como reitor da UFRJ em 2003. A matéria traz depoimentos de pessoas próximas e que admiravam o professor, falecido em julho deste ano. “Um brasileiro que abraçou a educação como grande instrumento de transformação da sociedade e fez do exercício de educar um compromisso de vida”: a frase da presidente Dilma Rousseff  abre a matéria e traduz a importância de Aloisio para a UFRJ.

A próxima edição da Revista do Pessoal, que pretende ter uma periodicidade trimestral, está prevista para sair em março de 2013 em versão digital. Para ler a primeira edição da revista, clique aqui.