CCS aprova moção de apoio à Reitoria da UFRJ

MOÇÃO

O Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde, reunido em sessão ordinária, realizada em 3 de dezembro de 2012, por unanimidade, afirma a sua convicção de que a interveniência das fundações universitárias para gestão de recursos públicos constitui expediente não apenas tradicional, mas fundamentalmente legal na UFRJ, bem como em todas as universidades federais. É improcedente, portanto, a acusação do desvio de recursos públicos em virtude do convênio da UFRJ com o Banco do Brasil e a interveniência da Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb). Os referidos recursos foram gastos integralmente em benefício da Universidade, o que foi, inclusive, reconhecido pela emissora televisiva no próprio decurso de sua reportagem.

Considerados os argumentos em tela, reiteramos a nossa defesa em favor da UFRJ como universidade pública, autônoma, de qualidade socialmente referenciada e pautada pela transparência requerida pelo regime democrático. Na mesma medida, repudiamos as práticas de jornalismo que, ao se valerem de expressivos recursos midiáticos, não se prestam à informação fundamentada e isenta, mas à disseminação de falsos juízos implicados com condenações sumárias e que se inclinam para as tomadas de decisão que são antagônicas aos princípios republicanos.

Prof.ª Maria Fernanda S. Quintela da C. Nunes
Decana do Centro de Ciências da Saúde – CCS/UFRJ