“Festival de arte e sustentabilidade ambiental”

Transformar a Sala Samira Mesquita, o salão azul da Reitoria da UFRJ, em um centro cultural para reunir pessoas de todas as idades que apreciem cinema e artes cênicas é o projeto dos professores Enéas Valle e Michelle Sales, do Laboratório de Produção e Direção de Arte do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes. O espaço abrigaria uma mediateca digital com títulos variados e possibilitaria a revitalização também do bosque no entorno. A proposta deve ganhar corpo durante a terceira edição do "Festival de Arte e Sustentabilidade Ambiental" da UFRJ (3º Fuasa), que acontece no local de 4 a 6 de dezembro.

Segundo o professor Valle, desde 2004 o espaço vem sendo recuperado. "O local já esteve abandonado, com cupins, mofo e outros problemas que deterioravam a sala. Hoje, é possível utilizar a área, mas queremos montar um centro cine-teatro com tecnologia de mídias digitais, imprescindível na educação da atual geração", disse.

O "3º Fuasa" apresenta eventos artísticos com o emprego da tecnologia digital, que pode ser a base da mediateca prevista no projeto. Como nas versões anteriores, o festival pretende ser um encontro para exposições multidisciplinares, exibição de vídeos e realização de performances, bazares e feira ecológica. A programação do evento prevê ainda uma sessão de curtas, na qual, inclusive, será apresentado o vídeo produzido pela Prefeitura Universitária sobre as aves no Fundão.

Entre os destaques da programação estão os filmes O Milho, produção luso-brasileira dirigida por José Barahona; Pandemonium, dirigido por Jorge Bodansky; e A Terra da Lua Partida, com direção de André Rangel e Marcos Negrão, que serão exibidos às 14h, respectivamente, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Sob a curadoria de Antonio Guedes, a programação de teatro prevê a performance do Centro de Produção Teatral da Escola de Belas Artes.

O tema desta edição do festival será a relação da comunidade universitária com o meio ambiente, sob três aspectos: projetos em desenvolvimento no campus para melhoria do meio ambiente, os prós e contras das condições ambientais de sustentabilidade do campus e a arte e a tecnologia como meios de integração e educação ambiental.

Desde o desafio da vida comunitária nos grandes centros urbanos às ameaças à biodiversidade, o "3º Fuasa" engloba de tudo um pouco, o que, na opinião do professor Enéas Valle, é positivo porque a função da arte contemporânea é promover eventos interdisciplinares comprometidos com os problemas cotidianos atuais. "A união da EBA, da Faculdade de Arquitetura, dos sindicatos, dos estudantes é que determinará como o salão azul será aproveitado no futuro", concluiu o professor.