">O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), com o apoio da UFRJ, está abrindo inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic EM), com vigência no período de 1º de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2014.

Inscrições abertas para o Pibic do Ensino Médio

O Pibic EM é dirigido aos estudantes do Ensino Médio ou profissional com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos; de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante sua participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado de instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas ou tecnológicos.

A inscrição para as escolas de Ensino Médio vai até 31 de novembro e deve ser feita pelo site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Caso a solicitação seja aceita, a escola deve assinar um acordo de cooperação técnica com a UFRJ.

O cadastramento dos orientadores acontece entre os dias 5 e 26 de novembro, até as 23h59, pelo site. Para a inscrição, os orientadores devem ser integrantes do quadro ativo da carreira de magistério superior e funcionários técnico-administrativos do quadro ativo da UFRJ.

Mais informações podem ser obtidas no edital.