">Começa, nesta quarta-feira (7/11), o “Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica” (PPGLM) da UFRJ. O evento, criado em 2007, está na sexta edição e tem como objetivo proporcionar um espaço em que os estudantes de pós-graduação em Filosofia possam divulgar e discutir detalhadamente suas pesquisas.

Debates filosóficos no Ifcs

Tendo em vista que os debates são um aspecto importante para a atividade filosófica, os seminários consistem em 30 minutos de apresentação de textos e 30 minutos de debates. Para os interessados em participar dos debates, é possível fazer uma leitura prévia dos textos realizados pelos alunos no site do evento:  http://seminarioppglm.wordpress.com/textos/.

O “6º Seminário dos Alunos do PPGLM” acontece entre os dias 7 e 9 de novembro no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), que fica no Largo São Franciso, nº 1, sala 320-b, no Centro.

Programação do 6º Seminário dos Alunos do PPGLM:

7/11 – Quarta-feira

Local: Sala 414

11h – As sensações segundo a teoria das ideias nas Meditações Metafísicas de Descartes – Juliana Abuzaglo Elias Martins (UFRJ)

12h – Observações sobre os afetos primários de alegria e tristeza na Ética de Spinoza – Igor Alves de Melo (UFRJ)

13h – Intervalo para almoço

13h40 – Síntese figurada e esquematismo – Danillo Leite (UFRJ)

14h40 – Predicação e forma na teoria tomista da predicação – Markos Klemz (UFRJ)

16h- O quadrado aristotélico das oposições e o pressuposto existencial – Tiago Rezende de Castro Alves (PUC-RJ)

8/11 – Quinta-feira

Local: Sala 320-B

11h – O anel de Maquiavel – Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes (UFRJ)