UFRJ realiza “1º Colóquio sobre Arquitetura Religiosa”

Jessika Peixoto

O Departamento de História e Teoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ realizará, nos dias 21 e 22 de novembro, das 10h às 15h, o “1º Colóquio sobre Arquitetura Religiosa”.

O evento ocorrerá no auditório da Escola de Belas Artes, localizado no 6º andar do prédio da Reitoria, Cidade Universitária. A cerimônia de abertura será realizada às 9h30 do dia 21. Não será necessária inscrição prévia.

Quarta-feira, 21/11/2012

9h30 – Solenidade de Abertura.
10h – Prof. Olínio Gomes Paschoal Coelho: “A restauração do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro”
11h – Prof. William Seba Mallmann Bittar: “Ordens religiosas e leigas no Brasil colonial: registros sobre a tipologia dos edifícios religiosos”
14h – Prof. Roberto Segre e prof. José Barki: “Considerações a respeito de um insólito objeto sagrado”
15h – Profa. Tatiana Gueorguievna Mariz: “A simbólica cristã na arquitetura e nas obras eclesiásticas na Rússia Medieval"

Quinta-feira, 22/11/2012

10h – Prof. João Henrique dos Santos: “Espaços sagrados no Islamismo"
11h – Prof. Gustavo Rocha-Peixoto: “De homens e de Deus”
14h – Prof. Antonio Lacerda de Menezes: “O patrimônio histórico e artístico na Diocese de Nova Iguaçu (RJ)”
14h30 – Alunos Mariana Campos, Alfredo Pacher, Camila Szczerbacki, Ana Carolina Muratori e Diego Afonso Ferreira: “Batchi Pahpu sobre a luz na Arquitetura Sacra”
15h – Cerimônia de Encerramento.