Categorias
Memória

UFRJ promove evento referente ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e Desenvolvimento

A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o Projeto Portinari, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, promove, nesta sexta (09/11), o evento "Portinari pela Paz". Na programação estão previstas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, estabelecido pela Unesco, em 2001. O objetivo é fortalecer as atividades científicas como aliadas na construção de sociedades sustentáveis e pacíficas.

A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o Projeto Portinari, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, promove, nesta sexta (09/11), o evento "Portinari pela Paz".

Na programação estão previstas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura Unesco (Unesco), em 2001. O objetivo é fortalecer as atividades científicas como aliadas na construção de sociedades sustentáveis e pacíficas.

João Candido Portinari, filho do artista plástico brasileiro Candido Portinari, apresenta uma palestra sobre o painel “Guerra e Paz”, doado pelo governo brasileiro, em 1956, para a sede da ONU. O evento será mediado por Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física (IF) da UFRJ, e contará com dois intérpretes de Libras. A WebTV da UFRJ transmite ao vivo, a partir das 14h.

Serão oferecidas atividades dedicadas a sensibilizar o público para o tema da paz e o papel da ciência em favor de um desenvolvimento sustentável. Pela manhã, acontecem oficinas para crianças, como plantio de sementes, montagem de uma árvore com mensagens de paz e uma tenda com experimentos científicos. À tarde, após a palestra, será realizado o plantio de uma muda de ipê.

Serão entregues certificados para os presentes. A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. Outras informações estão disponíveis no site da unidade
. A entrada é franca.