Capes e UFRJ assinam termo de compromisso

Em encontro realizado no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ na última terça-feira (30/10), foi assinado o termo de compromisso firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a UFRJ. A parceria envolve incentivos para projetos de pós-graduação e de extensão da universidade. Estiveram presentes na reunião, o reitor da UFRJ, Carlos Levi; o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; o vice-diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe−UFRJ), Aquilino Senra; o diretor de tecnologia de informação da Capes, Sérgio da Costa Corte; e o diretor do SAGE – Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção, Rogério Valle.

Carlos Levi fez questão de reconhecer que todo o esforço para criar estímulos ao desenvolvimento já vem ocorrendo há mais tempo, o que, segundo ele, é o motivo de haver atualmente um grande potencial de expansão da diversidade do conhecimento. “O cenário é muitíssimo favorável e a perspectiva para os jovens é de grandes oportunidades de reconhecimento profissional. A sorte, a competência e outros fatores se abriram diante de nós, pois o atual terreno fértil é fruto do trabalho construído pelas universidades, com pioneirismo da UFRJ.”

De acordo com Rogério Valle, “o compromisso é um vetor de mudança para a Coppe”. O diretor do SAGE ressaltou o enorme esforço necessário para realizar essa pequena contribuição. “A cooperação é uma alegria para a Capes e para o laboratório, que já está funcionado aqui há quase um ano”, disse.

Já Sérgio da Costa Corte ressaltou a “extrema importância” da cooperação. Para o diretor de tecnologia de informação da Capes, a parceria deve ser de mão dupla. “O objetivo é usar a excelência das universidades em benefício do trabalho da Capes. Ainda é uma parceria pequena e modesta, que precisamos aprimorar”, explicou. Segundo Corte, a prioridade desse grande desafio é a cooperação internacional. “Queremos ter, até 2014, 100 mil estudantes brasileiros no exterior”, estimou.

O vice-diretor da Coppe−UFRJ, Aquilino Senra, disse ter certeza de que haverá sucesso no projeto. “A universidade tem uma dimensão enorme e, por isso, é impossível conhecer todos os detalhes. Mas posso afirmar que, assim como nós dependemos da Capes, agora ela conta conosco”, afirmou.

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, afirmou estar muito à vontade com a assinatura do acordo, que para ele ainda tem muito a crescer. “Contamos com o auxílio da Coppe para manter vivo esse conjunto de ações, pois ainda estamos longe da estabilização. O nosso plano nacional de pós-graduação visa ao aumento do número de doutores no Brasil. Damos suporte a 160 mil bolsistas e o programa Ciência Sem Fronteiras já contempla 120 mil estudantes. São números fantásticos”, enfatizou.

Foto: William Santos