Centro de Letras e Artes da UFRJ faz homenagem a Jorge Amado

Em homenagem ao escritor Jorge Amado, que completaria 100 anos em 2012, o Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ promoveu o evento “2012 − Ano Internacional Jorge Amado”, em que se realizaram várias atividades na Faculdade de Letras e no hall da Reitoria, entre os dias 23 e 25 de outubro.

Nos dois primeiros dias, aconteceram apresentações e palestras sobre o escritor baiano, realizadas por professores da UFRJ e de outras universidades, dentre eles, Maria Clara Amado Martins, coordenadora de extensão do CLA e organizadora do evento. Também foram realizados o lançamento do livro ABC de Jorge Amado, de Moraes Moreira, uma apresentação de capoeira e uma exposição de literatura de cordel.

O último dia de atividades contou com exibições de vídeos e documentários sobre Jorge Amado. O Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ apresentou seu repertório. Em seguida, foram distribuídos acarajés, cocadas, bolos de aipim e outros brindes no hall da Reitoria. Até mesmo o protocolo do Conselho Universitário foi quebrado. Os conselheiros interromperam o expediente para saborear os quitutes da boa terra.