Evento sobre museus e acervos encerra o “Você faz Cultura”

Nesta sexta, 28/9, acontece mais uma apresentação do ciclo de debates “Você faz Cultura 2012”. O encontro será sobre o tema “Museus e Acervos”, a partir das 9h, no Museu Nacional, no Auditório Roquette Pinto, que fica na Quinta da Boa Vista, s/nº, Bairro Imperial de São Cristóvão.

O encerramento do ciclo “Você Faz Cultura 2012” acontece no dia 21 de novembro. Na mesma data, conclui-se o processo de consulta pública para elaboração do documento final, que será encaminhado ao Conselho Universitário, indicando diretrizes para uma política cultural, artística e de difusão científico-cultural para a UFRJ.

No site http://www.forum.ufrj.br é possível acompanhar os resultados dos últimos seminários, fazer propostas e dar sugestões. Abaixo, segue a programação do dia 28/9:

TEMA 1: MUSEUS UNIVERSITÁRIOS

9h – Museus e acervos universitários: experiências e desafios – Cláudia Rodrigues Ferreira de Carvalho – diretora do Museu Nacional (MN-UFRJ).

9h30 – Os museus e espaços de ciência da UFRJ: panorama e perspectivas – Ismar de Souza Carvalho – diretor do Instituto de Geociências da UFRJ e coordenador do Museu da Geodiversidade – IGEO-UFRJ.

10h – Caminhos do conhecimento: uma proposta de integração de Museus da Ciduni/UFRJ – Diana Maul – coordenadora de Extensão do Centro de Ciências da Saúde – CCS-UFRJ.

10h30 às 10h45 – Intervalo.

10h45 – Rede de Museus e Cultura: a experiência da Universidade Federal de Minas Gerais – Rita de Cássia Marques – membro-fundadora da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Tecnologia e coordenadora do Centro de Memória da Enfermagem-UFMG.

11h15 – Política de museus para o estado do Rio de Janeiro – Mariana Várzea – superintendente de Museus/SEC.

11h45/13h – Debate.

13h/14h – Almoço.

TEMA 2: ACERVOS UNIVERSITÁRIOS

14h – Acervos da UFRJ – Andréa Cristina de Barros Queiroz – diretora da Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação-UFRJ.

14h20 – Formação, conservação e difusão de acervos bibliográficos, documentais e arquitetônicos – Ana Maria Pessoa dos Santos – diretora do Centro de Memória e Informação – Fundação Casa de Rui Barbosa.

14h40 – Sistemas e arquivos públicos – Jaime Antunes da Silva – diretor-geral do Arquivo Nacional/MJ.

15h/15h20 – Intervalo.

15h20 – Acervos de ciência e tecnologia – Marcus Granato – coordenador de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST e coordenador do Grupo Temático Museus de Ciência e Tecnologia no Fórum Nacional de Museus.

15h49 – Reunir, produzir e difundir documentos: a experiência do CPDOC – Celso Castro – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC/FGV.

16h15/17h15 – Debate.

17h15/18h – Miniplenária – apresentação e discussão de propostas para Plenária Final.