">O Consulado da França do Rio de Janeiro e a UFRJ realizam atividades da Cátedra Claude Bernard, ocupada por Philippe Descola, professor do Collège de France.

UFRJ e Consulado Francês recebem Philippe Descola

O Consulado da França no Rio de Janeiro e a UFRJ, representada pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropo-logia (PPGSA) e pelo Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS), com a colaboração do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), realizam atividades da Cátedra Claude Bernard, ocupada por Philippe Descola, professor do Collège de France. Entre outras coisas, Descola estudou Filosofia na École Normale Supérieure de Saint-Cloud e Etnologia na École Pratique des Hautes, além de ser considerado um dos antropólogos mais importantes da atualidade.

As atividades acontecerão nos dias 4, 8 e 18 de outubro. Dia 4/10, quinta-feira, às 17h, no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs-UFRJ), será realizada a conferência de abertura dos trabalhos: “A ontologia das imagens”. Dia 8/10, segunda-feira, haverá a conferência “A animação das imagens”, às 14h, na Sala Roberto Cardoso de Oliveira do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional. E no dia 18/10, quinta, às 14h, na Sala Amarela (109) do Ifcs haverá uma entrevista com Descola.

As conferências serão realizadas em espanhol e a entrevista em francês. Todas as atividades, inclusive esta última, serão abertas ao público, sem inscrição prévia. Outras informações no site do Ifcs http://www.ppgsa.ifcs.ufrj.br/eventos-e-informes/categoria/evento/pr%C3%B3ximos/.