Visitação de escolas abre Semana da Árvore

Com a participação de estudantes do Colégio Antônio Pereira, da Vila da Penha, da Escola Municipal Tenente Antônio João e da Escola de Educação Infantil da UFRJ, começou, nessa segunda-feira (17/9), a "2ª Semana da Árvore", evento promovido pela Prefeitura Universitária. A visitação ao Horto Universitário permitiu que os alunos conhecessem um pouco mais da universidade e do trabalho desenvolvido para preservação da fauna e flora local.

As crianças aprenderam em diversas oficinas sobre a fauna dos manguezais, a dengue, onde ficam as principais árvores da Cidade Universitária, plantas medicinais e aromáticas, cultivo de horta doméstica e aproveitamento de resíduos orgânicos. Cartilhas da Fundação SOS Mata Atlântica, com informações a respeito do bioma presente em 17 estados do Brasil e sobre como dar aproveitamento a garrafas PET, foram distribuídas pela boneca Vida, toda elaborada com material reciclado.

Na terça-feira, o prefeito Ivan Carmo apresenta um projeto que envolve a organização do espaço urbano na Cidade Universitária nos próximos anos, com ações que englobam segurança, meio ambiente e saúde. Em seguida, haverá palestras sobre a importância da recuperação dos manguezais e da reserva biológica de Mata Atlântica em áreas urbanas.

No dia 21 de setembro, está programada uma visita guiada ao Parque da Ilha do Catalão para o plantio de novas espécies no local.

Programação da "2ª Semana da Árvore"

Segunda-feira a quinta-feira – 17 a 20 de setembro

9h às 15h – Oficinas para estudantes da rede pública sobre como usar plantas medicinais e aromáticas, como cultivar uma horta doméstica, abelhas do Brasil, como aproveitar resíduos orgânicos, entre outras.

9h às 15h – Exibição de Painéis expositivos:

a)  Revitalização do mangue: imagens de antes e depois das intervenções com explicações das estratégias de recuperação utilizadas – responsável: Mário Moscatelli
b)  Aves que visitam a Cidade Universitária – responsável: Alfredo Heleno
c) Os caranguejos e peixes que habitam os manguezais ao redor da Cidade Universitária – responsável: Roberto Vianna, da Associação dos Pescadores da Ilha do Fundão (Apalif)
d)  Apresentação da Agenda Ambiental da Prefeitura da UFRJ – responsável: Janete Moreno Dulce Machado

Terça-feira – 18 setembro

9h – Abertura oficial do evento – prefeito Ivan Carmo
9h30 – Técnicas e estratégias de recuperação de manguezais e sua importância – palestrante: biólogo Marco Aurélio Passos Louzada, professor e diretor de Apoio Técnico ao Ensino do IFRJ/campus Nilópolis
10h30 – Importância da reserva biológica da Mata Atlântica em áreas urbanas – palestrante: engenheiro Ernani Benjamin Diaz, ex-prefeito da Cidade Universitária
14h – Projetos e Propostas para Organização do Espaço Urbano e Gestão do Ambiente – palestrante: Prefeito Ivan Carmo
15h – Revitalização do Canal do Cunha – palestrante: biólogo Mário Moscatelli

Sexta-feira – 21 de setembro