">A Escola de Comunicação (ECO-UFRJ), em parceria com a Escola de Música (EM-UFRJ), realiza o evento “Cultura/Políticas Públicas: a conexão acadêmica” nos dias 12, 13 e 14 de setembro. Saiba mais.

Universidade e produção cultural são temas de seminário na UFRJ

A Escola de Comunicação (ECO-UFRJ), em parceria com a Escola de Música (EM-UFRJ), realiza o evento “Cultura/Políticas Públicas: a conexão acadêmica” nos dias 12, 13 e 14 de setembro. A abertura (12/9) será realizada na EM-UFRJ, às 18h, e a programação principal (13 e 14/9) acontece das 9h às 18h, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC).

O seminário é fruto do projeto interinstitucional "Democratização Cultural e Políticas Públicas: um debate interdisciplinar", realizado entre a UFRJ (EM e ECO), o curso de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes).

O evento pretende debater o papel da universidade em um momento no qual a natureza do conhecimento se transforma. Embora o tema das políticas culturais seja conhecido, a academia avançou pouco no exame de seu papel e de novas possibilidades, diante do atual quadro político e cultural.

Entre outros temas, o seminário abordará o impacto das novas políticas de inclusão e massificação da educação superior sobre o pensamento universitário brasileiro, além de rever a atual situação da academia, no âmbito das relações entre o Estado e a sociedade civil.

A Escola de Música fica na Rua Passeio, 98, no Centro,  e o Salão Pedro Calmon na Avenida Pasteur, 250, 2º andar, Praia Vermelha. A entrada é gratuita.

– Quarta-feira, 12 de setembro, às 18h, na Escola de Música da UFRJ, na Lapa.

Abertura: “Poder sentar um pouco à beira da estrada” – Marcio Meirelles, diretor do Teatro Vila Velha e ex-secretário de Cultura da Bahia

– Quinta-feira, 13 de setembro, das 9h às 12h30

Tema: Ações, conceitos e políticas de patrimônio cultural Imaterial: a inserção acadêmica em questão.

– Marta Zambrano – Universidad Nacional de Colombia
– Cláudia Márcia – Iphan
– Antonio Carlos Vieira – Museu da Maré
– Fred 04 – Mundo Livre S.A.

– Quinta-feira, 13 de setembro, das 14h30 às 18h

Tema: Outras epistemologias e a academia

– José Jorge de Carvalho – Antropologia, UnB
– Rosângela Araújo – Educação, UFBA