">Carlos Vainer, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), informou, na última quarta (29/8), que a UFRJ iniciará a reforma do antigo Canecão tão logo os estudantes desocupem o local. O anúncio foi dado durante o evento “Você faz Cultura 2012”, realizado no Salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha.

Reitoria autoriza reforma do antigo Canequinho

Carlos Vainer, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), informou, na última quarta (29/8), que a UFRJ iniciará a reforma do antigo Canecão tão logo os estudantes desocupem o local. O anúncio foi dado durante o evento “Você faz Cultura 2012”, realizado no Salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha. De acordo com Vainer, o reitor da UFRJ, Carlos Levi, já autorizou a alocação de recursos próprios da universidade para o início da reforma da sala de entrada da antiga casa de espetáculos, também conhecida como “Canequinho”.

Vainer afirmou ainda que não há previsão de custo das obras, tampouco o prazo estimado para a conclusão. Se, por um lado, o coordenador do FCC-UFRJ condiciona o início das obras à saída dos estudantes, Rafael Papadopoulos Nogueira, coordenador de Cultura do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mário Prata, diz que a proposta deve ser avaliada em assembleia.  De acordo com o estudante, o DCE Mário Prata e o FCC-UFRJ têm discutido os usos e ocupações do espaço. Segundo Nogueira, há divergências quanto ao conceito da utilização “pública” a ser dada ao local, a formação de um conselho deliberativo de composição paritária entre os três segmentos da universidade e a retirada do mobiliário. “Se chegarmos a um acordo nesses três itens e a assembleia de estudantes aprovar, sairemos sem problemas”, afirmou o dirigente.

Ainda de acordo com Carlos Vainer, o mobiliário dos antigos ocupantes do espaço será armazenado em um galpão localizado no campus da Cidade Universitária, evitando, assim, outros custos adicionais, como a locação de guarda-móveis. O provável uso do antigo Canequinho, segundo o coordenador, será para realização de palestras, exposições, pequenos espetáculos musicais, entre outros.

Debate

Na última mesa do primeiro dia do evento “Você faz Cultura 2012”, representantes das entidades representativas dos três segmentos da universidade apresentaram propostas para uma política cultural na universidade. A ocupação do antigo Canecão foi assunto dominante nas discussões.

Rafael Nogueira, do DCE Mário Prata, explicou como deve funcionar o conselho consultivo deliberativo. Serão quatro integrantes dos três segmentos da UFRJ, com igual peso de voto nas decisões; os representantes serão eleitos por meio de votação pela comunidade acadêmica; um colegiado indicará os cargos de chefia da gestão administrativa do espaço; e haverá ainda uma plenária consultiva junto à sociedade civil com a participação dos movimentos sociais e a classe artística.

Mauro Iasi, presidente da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj), enfatizou a necessidade premente da criação de uma política cultural da universidade para “fugir à lógica do balcão de editais que hoje vive a UFRJ”. Segundo Iase, as políticas culturais “acabam reduzindo a cultura a incentivos para a produção de bens, que seguem a lógica do mercado. Nossa concepção é a cultura como participação coletiva”. Sobre o antigo Canecão, o dirigente disse concordar com as principais diretrizes do Fórum de Ciência e Cultura sobre o espaço, como o seu caráter público, a criação de uma política de financiamento e a finalidade do espaço para a produção e difusão cultural.

Os próximos debates do “Você faz Cultura 2012” acontecem nos dias 12, 21 e 28 de setembro e 21 de novembro. A programação está disponível no site do FCC-UFRJ.