UFRJ amplia ações em Macaé

Universidade sela acordos com prefeitura e hospitais locais. Reitoria dá posse a 48 novos docentes e anuncia processo de licitação para construção de restaurante e residência estudantil.

Nas palavras de dirigentes do município, médicos e professores da UFRJ, esta semana foi um marco para a área da Saúde  de Macaé. Na quarta-feira, 22 de agosto, o reitor da UFRJ, Carlos Levi, acompanhado de uma comitiva formada pelo vice-reitor, Antônio Ledo, e diversos pró-reitores executaram uma intensa agenda com o prefeito e autoridades municipais para implementar melhorias no campus UFRJ-Macaé, com especial atenção para os cursos da área da Saúde e, em especial, para o curso  de Medicina, que vinha enfrentando dificuldades por conta de evasão e falta de candidatos qualificados para os concursos de professores e necessidade de reforço nas atividades práticas dos estudantes.

Para garantir a oferta de campo de prática para os alunos dos seus cursos da área de Saúde, inclusive Medicina, nos hospitais da região, a UFRJ e a Prefeitura de Macaé selaram, no início da tarde, um contrato de locação de leitos hospitalares, que disponibilizará até cem vagas no Hospital São João Batista. Em atividade há 80 anos, o hospital filantrópico, pertencente à Santa Casa, é referência na região e reconhecido pela tradição e repercussão social dos seus serviços.

Carlos Levi reforçou que levar a universidade para o interior tem sido um grande desafio e frisou que a estratégia adotada pela UFRJ tem se mostrado acertada: “O indispensável compromisso da Prefeitura local tem garantido o pleno êxito da iniciativa. Estudantes, população, universidade e administração pública, unidos por objetivos relevantes, conseguem, através da Educação Superior, elevar o patamar de suas realizações. Para a cidade é a confirmação de muitas expectativas e para a universidade fica confirmado o acerto que foi a sua decisão de, uma vez garantido o  compromisso de apoio da Prefeitura local, trazer a UFRJ para Macaé”, disse.

Com dez cursos de graduação e dois de pós-graduação, a UFRJ se destaca, na região, pela presença em cursos da área de saúde (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia), Química, Engenharias e Biologia.

“Estamos dando um grande passo para que o nosso curso de Medicina se torne referência como o do Rio de Janeiro”, disse o prefeito Riverton Mussi. Para ele e sua vice, Marilena Garcia, consolidar a interiorização do Ensino Superior tem sido fundamental para reter profissionais com boa formação na região e evitar que estudantes se desloquem para os grandes centros. “Antes, eram 72 ônibus levando estudantes universitários para fora da cidade, hoje são 20”, afirmou, referindo-se aos últimos oito anos.

Já no Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), UFRJ e Prefeitura assinaram termo aditivo do contrato entre a universidade e o município, deliberando sobre o uso do Centro de Estudos Integrados da Saúde, localizado no hospital, onde serão desenvolvidas atividades práticas de estudantes da UFRJ. O prédio, anexo ao HPM, vai funcionar com quatro salas de aula, biblioteca, sala de professores, secretaria e auditório. Com salas reformadas e sistema aberto de wi-fi, o uso do espaço foi anunciado, em maio deste ano, pelo reitor Carlos Levi e Prefeitura como uma das ações para que o curso de Medicina em Macaé dispusesse de condições de infraestrutura adequada para suas atividades serem desenvolvidas no próprio município.

“Hoje é uma data histórica. A proposta de valorizar cursos da área de saúde tem que ser um exemplo para todo o Brasil”, disse o professor Roberto Medronho, diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ. O professor Gilberto Zanetti, diretor do campus UFRJ-Macaé, lembrou que uma comissão da universidade tem trabalhado para garantir a inserção da UFRJ no SUS. Os cursos de Nutrição, Enfermagem e Farmácia completam um ciclo interdisciplinar que atuará na região.

Ainda de acordo com Riverton Mussi, duas novas enfermarias serão construídas no HPM até o final do ano para melhor atender às necessidades do curso de Medicina e demais cursos da área da Saúde.

Residência universitária, restaurante e novos funcionários para o campus

Na visita ao campus, Carlos Levi participou da cerimônia de posse  de 48 novos professores e oito novos técnicos-administrativos para dar suporte aos cursos do campus Macaé-UFRJ. Serão 9 docentes para o curso de Enfermagem, 11 para o curso de Nutrição, 8 da Farmácia, 2 da Química, 16 da Medicina e 2 que atuarão de forma integrada nos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina. A professora Jussara Mathias Netto Khouri foi também empossada como nova coordenadora do curso de Medicina em Macaé.

Segundo Levi, as providências para reforço da assistência estudantil no município estão bem encaminhadas, o que trará mais conforto e estimulará a permanência dos estudantes no campus: “Estamos aguardando a finalização do projeto executivo para abrir licitação para as obras de construção de 500 vagas de residência estudantil e um restaurante universitário no campus UFRJ-Macaé”, disse.

Ao final dos eventos, a Reitoria exibiu um filme homenageando o professor Aloisio Teixeira, recentemente falecido, figura central e decisiva no processo de interiorização da UFRJ, nos últimos anos.