Categorias
Memória

HUCFF contra hepatite C

Cerca de 80% das infecções pelo vírus da hepatite transformam-se em casos crônicos.

HUFCC contra a Hepatite CA hepatite C é uma doença grave e silenciosa que atinge aproximadamente 3 milhões de pessoas no Brasil. Cerca de 80% das infecções pelo vírus da hepatite transformam-se em casos crônicos, podendo evoluir para complicações mais graves, como cirrose e câncer de fígado.
De acordo com o doutor Jorge Segadas, chefe substituto do Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), a  maioria dos infectados desconhece o diagnóstico. “Por ser uma doença assintomática, somente uma pequena parcela desses pacientes sabe que é portadora. O diagnóstico é feito por meio de exames com amostras de sangue”. Estar bem informado sobre os fatores de risco, modos de prevenção e possíveis dificuldades é fundamental para evitar ou tratar a doença. Pensando nisso, o HUCFF está promovendo uma campanha para conscientização e detecção da hepatite C nos pacientes referenciados do hospital. Entre os dias 23 e 27 de julho, das 9h às 16h, serão realizados testes rápidos de anti-HCV nos ambulatórios. Em caso de resultado positivo, o paciente será encaminhado para tratamento no ambulatório do fígado, onde realizará outros testes complementares. Com a campanha, almeja-se realizar 3500 exames.
O HUCFF é referência em tratamento de doenças do fígado no Rio de Janeiro, realiza transplantes e cirurgias de rotina. Por semana, são atendidos cerca de 500 pacientes nos ambulatórios.
A hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diferentes agentes. Os principais tipos são A, B, C, D e E. Cada uma delas é causada por um vírus diferente. No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais.