Banco de Sangue do HU pede ajuda à comunidade da UFRJ

Em caráter de urgência, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) pede à população que doe sangue. O Banco de Sangue da unidade está em estado de alerta pelo baixo estoque.  O hospital da Cidade Universitária realiza cerca de 25 cirurgias por dia, entre cardíacas, ortopédicas e vasculares – que demandam um volume expressivo de reserva de sangue, além de transplantes. As bolsas de sangue também são necessárias para o atendimento às crianças internadas no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) e da Maternidade-Escola, unidades próprias da UFRJ.

Para doar, basta trazer documento de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação), estar bem de saúde, ter entre 16 (com autorização dos pais) e 67 anos, pesar mais de 50 Kg e, o mais importante, não é necessário estar em jejum. Deve-se evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A coleta de sangue é feita entre 7h30 e 13h30, no 3° andar do hospital, na Cidade Universitária.

Outras informações: (21) 2562-2305 ou pelo e-mail hemoter@hucff.ufrj.br .