Responsáveis pelos projetos Feira Agroecológica da UFRJ e Projeto Maré de Sabores se uniram na luta por alternativas que fortaleçam o direito de todos.

">Responsáveis pelos projetos Feira Agroecológica da UFRJ e Projeto Maré de Sabores se uniram na luta por alternativas que fortaleçam o direito de todos.

">
Categorias
Memória

Projeto Rastreando os Sabores na Cúpula dos Povos

Responsáveis pelos projetos Feira Agroecológica da UFRJ e Projeto Maré de Sabores se uniram na luta por alternativas que fortaleçam o direito de todos.

Projeto Rastreando os Sabores – A Feira Agroecológica da UFRJ e o Projeto Maré de Sabores em parceria na Cúpula dos Povos

Em junho de 1992, ocorreu, no Aterro do Flamengo, o Fórum Global e, agora, em junho de 2012, no mesmo local, a Cúpula dos Povos atualiza as lutas. Serão sete quilômetros de solidariedade e debates, entre os dias 15 e 23, com a perspectiva de participação de 30 mil pessoas/dia, em torno de 200 redes internacionais, centenas de representações sociais e delegações.
A Cúpula dos Povos é um encontro de organizações e movimentos sociais em luta por justiça social e ambiental. Tem como preocupação central ser parte de um processo de resistência e alternativas que contribuam para articular os movimentos sociais, ambientalistas, povos originários, comunidades tradicionais, trabalhadores urbanos, mulheres, camponeses e todos que se oponham à destruição da humanidade pelo capital.
Cientes do compromisso social, os responsáveis pelos projetos Feira Agroecológica da UFRJ e Projeto Maré de Sabores se uniram na luta por alternativas que fortaleçam o direito de todos. O projeto da Feira Agroecológica da UFRJ envolve agricultores familiares de quatro municípios do Rio de Janeiro, os quais, uma vez por semana, desde 2010, comercializam diretamente no campus universitário seus alimentos sem agrotóxicos, possibilitando também a troca de saberes científicos e tradicionais sobre alimentos e produção agrícola de base ecológica. O Projeto Maré de Sabores é a organização de mulheres do bairro Maré, que se estabeleceu através da qualificação profissional na área de culinária, gênero e cidadania. O projeto possibilitou a formação da cooperativa Maré de Sabores e contribui para a melhoria da qualidade de vida e que permite o aumento da renda das famílias das mulheres envolvidas e acontece em um bairro vizinho ao campus. A união das duas iniciativas, a Feira e o Maré de Sabores, em um só projeto visou envolver ações de iniciativas sociais já consolidadas e próximas territorialmente num diálogo entre quem produz o alimento e quem o transforma numa perspectiva de participação solidária no evento Cúpula dos Povos.
A iniciativa se dará com a aquisição de gêneros produzidos agroecologicamente pelos agricultores da feira, os quais serão transformados em verdadeiros quitutes pelas mulheres que compõem o Maré de Sabores. Os alimentos serão comercializados durante toda a Cúpula dos Povos em dois quiosques instalados nas praças de alimentação no Aterro do Flamengo. Toda a renda será revestida para os próprios participantes de ambos os projetos e todo o aprendizado derivado dessa parceria será distribuído à sociedade.

Nádia Pereira de Carvalho – coordenadora da Feira Agroecológica da UFRJ
Mariana de Oliveira Aleixo – coordenadora do Projeto Maré de Sabores