">Mais de 30 atividades estão numa agenda especial de eventos da UFRJ dedicada a integrar as reflexões da "Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20".

Institutos da universidade discutem de jogos eletrônicos a paisagens urbanas

Mais de 30 atividades estão numa agenda especial de eventos da UFRJ dedicada a integrar as reflexões da "Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20".

Mais de 30 atividades estão numa agenda especial de eventos da UFRJ dedicada a integrar as reflexões da "Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20", entre os dias 13 e 24 de junho. Os eventos acontecem em toda a cidade, em especial nos campus da Cidade Universitária e da Praia Vermelha, com atividades para públicos de todas as idades.

Com discussões já em andamento, até 22 de junho, o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ promove, no Planetário da Gávea, debates sobre jogos computacionais metacognitivos, para alunos de Ensino Fundamental das redes pública e privada. No dia 13, o NCE promove a oficina “Games inteligentes”, um treinamento para professores utilizarem jogos como recurso didático nas salas de aula.

No dia 16, o professor Pedro Paulo Bicalho, do Instituto de Psicologia, participa da mesa-redonda sobre crimes de trânsito e meio ambiente, no campus da Praia Vermelha, a partir das 16h. No mesmo dia, com agenda até 22 de junho, o Instituto de Microbiologia Paulo de Góes promove oficinas e palestras no Armazém 4 do Cais do Porto, dedicadas a explorar a vida dos seres invisíveis que povoam o planeta Terra: os micróbios.

No dia 20, o Centro de Ciências da Saúde da UFRJ promove conversas entre estudantes e professores de Ensino Fundamental, para discutir educação, arte, saúde e meio ambiente, no projeto “Saúde e Educação para a Cidadania”, em escolas públicas do Rio.

O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da universidade integra debate, no dia 21, sobre as Cartas das Paisagens Brasileira e da América Latina, com a professora Lucia Costa coordenando mesa-redonda no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Flamengo.

Com palestras, exposição multimídia e lançamento do ônibus H2 + 2, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ) terá a agenda mais ampla da universidade, promovendo discussões sobre tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza. O reitor da UFRJ, Carlos Levi, participa no dia 13, às 10h, da mesa de abertura, na Cidade Universitária.

Veja a programação completa da UFRJ na Rio + 20 no site http://www.pr5.ufrj.br/rio+20/