Programação da Coppe na Rio+20 começa na próxima quarta

Palestras na Cidade Universitária, inauguração de exposição multimídia e lançamento do ônibus H2+ 2, no Parque dos Atletas, compõem a programação do primeiro dia.

A programação da Coppe na Rio +20 inicia na próxima quarta-feira, dia 13 de junho, com uma série de atividades. Às 10 horas, abre um ciclo de palestras, na Cidade Universitária; às 15 horas, inaugura uma exposição multimídia, no seu estande, no Parque dos Atletas, onde serão apresentadas 14 tecnologias inovadoras; e às 16 horas, no mesmo local, lança o H2+ 2, a segunda versão do ônibus a hidrogênio com tecnologia 100 % nacional, projetado para substituir os ônibus convencionais a diesel, combinando alta eficiência energética com emissão de poluentes nula.

As atividades fazem parte da programação do evento "O Futuro é Sustentável – tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza", no qual a Coppe marca sua presença na Conferência da ONU, no Rio de Janeiro, de 13 a 24 de junho.

A abertura do ciclo de palestra na Cidade Universitária, dia 13, às 10 horas, contará com a presença do reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição; do diretor da Coppe-UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa; do vice-diretor da Coppe-UFRJ, Aquilino Senra; e do diretor da Escola Politécnica-UFRJ, Ericksson Rocha e Almendra.

Em seguida, às 10h30, será realizada a primeira mesa do evento, com o tema “Oceanos: limites e potenciais”, que contará com apresentações da oceanógrafa Sylvia Earle, exploradora da National Geographic, do velejador Axel Grael, presidente do Instituto Rumo Náutico, com o qual a Coppe desenvolve um projeto para limpeza da Baía de Guanabara, e dos professores da Coppe Segen Estefen e Paulo Cesar Rosman, do Programa de Engenharia Oceânica.

A segunda mesa do dia − “Hidrelétricas, eólicas e alternativas: presente e futuro” – começa às 11h45, com a presença do jornalista Washington Novaes, do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, do diretor da Coppe-UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, e do professor do Programa de Planejamento Energético da Coppe-UFRJ, Alexandre Szklo.

O evento "Futuro Sustentável – tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza" é promovido pela Coppe-UFRJ em parceira com as empresas Tractebel Energia S.A., Furnas Centrais Elétricas-Eletrobras, Santander, GE, Braskem, BG Brasil e Halliburton.

Confira a programação completa do evento no hotsite: http://www.coppenario20.coppe.ufrj.br