">A Casa da Ciência realiza, na segunda-feira (7/5), um ciclo de palestras cujo tema é “Ciência em pauta: Química e Sustentabilidade”. O evento é uma boa oportunidade para debater a divulgação científica às vésperas da realização da "Rio+20", no Rio de Janeiro, em junho.

Evento de divulgação científica tem como tema “Química e Sustentabilidade”

A Casa da Ciência realiza, na segunda-feira (7/5), um ciclo de palestras cujo tema é “Ciência em pauta: Química e Sustentabilidade”. O evento é uma boa oportunidade para jornalistas, estudantes de Comunicação e demais interessados discutirem as relações entre a ciência e o público às vésperas da realização da “Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável” (Rio+20), no Rio de Janeiro, em junho.

Promoção conjunta da Casa da Ciência da UFRJ, da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e do Museu da Vida-Fiocruz, o encontro reunirá importantes pesquisadores e divulgadores da ciência. Entre eles, Ildeu de Castro, professor do Instituto de Física da UFRJ e diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia, que fará exposição sobre o papel da divulgação científica no contexto da “Rio+20”.

Outra palestrante é Luisa Massarani, jornalista e chefe do Museu da Vida-Fiocruz, que identificará o que são “pautas quentes” para jornalistas que cobrem a área de ciência. Bons exemplos de interação com o público também poderão ser vistos na apresentação de Sergio Brandão, um dos criadores do Globo Ciência, que irá exibir criativos vídeos divulgados em programas de TV nacionais e do exterior.

A professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFRJ Claudia Rezende destaca que o ciclo de palestras inaugura uma sequência de eventos que ocorrerá em vários estados, desdobrando o Ano Internacional da Química no Brasil, comemorado em 2011.

Veja aqui
a programação completa do evento, que começa às 9h, no auditório da Casa da Ciência, na Rua Lauro Müller, nº 3, em Botafogo.