A Casa da Ciência realiza, na segunda-feira (7/5), um ciclo de palestras cujo tema é “Ciência em pauta: Química e Sustentabilidade”. O evento é uma boa oportunidade para jornalistas, estudantes de Comunicação e demais interessados discutirem as relações entre a ciência e o público às vésperas da realização da “Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável” (Rio+20), no Rio de Janeiro, em junho.
Promoção conjunta da Casa da Ciência da UFRJ, da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e do Museu da Vida-Fiocruz, o encontro reunirá importantes pesquisadores e divulgadores da ciência. Entre eles, Ildeu de Castro, professor do Instituto de Física da UFRJ e diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência e Tecnologia, que fará exposição sobre o papel da divulgação científica no contexto da “Rio+20”.
Outra palestrante é Luisa Massarani, jornalista e chefe do Museu da Vida-Fiocruz, que identificará o que são “pautas quentes” para jornalistas que cobrem a área de ciência. Bons exemplos de interação com o público também poderão ser vistos na apresentação de Sergio Brandão, um dos criadores do Globo Ciência, que irá exibir criativos vídeos divulgados em programas de TV nacionais e do exterior.
A professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFRJ Claudia Rezende destaca que o ciclo de palestras inaugura uma sequência de eventos que ocorrerá em vários estados, desdobrando o Ano Internacional da Química no Brasil, comemorado em 2011.
Veja aqui a programação completa do evento, que começa às 9h, no auditório da Casa da Ciência, na Rua Lauro Müller, nº 3, em Botafogo.
Categorias
Evento de divulgação científica tem como tema “Química e Sustentabilidade”
A Casa da Ciência realiza, na segunda-feira (7/5), um ciclo de palestras cujo tema é “Ciência em pauta: Química e Sustentabilidade”. O evento é uma boa oportunidade para debater a divulgação científica às vésperas da realização da "Rio+20", no Rio de Janeiro, em junho.