Trabalhos do Nepp-DH são apresentados aos decanos e diretores da UFRJ

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp−DH) Suely Souza de Almeida foi o anfitrião da “74ª Reunião do Plenário de Decanos e Diretores da UFRJ”, realizada na última segunda (28/5). A professora Mariléa Venâncio Porfírio, diretora do órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), foi a responsável por apresentar o núcleo aos diretores e decanos presentes.

Inaugurado em dezembro de 2006, o Nepp−DH é o primeiro núcleo de políticas públicas em Direitos Humanos com caráter estatutário em universidade pública brasileira. Mariléa  lembrou o trabalho da professora Suely Souza de Almeida, que dá nome ao órgão. Dedicada à causa dos Direitos Humanos e eleita para a direção do núcleo, Suely faleceu em agosto de 2008, deixando o Nepp−DH a cargo da professora Mariléa Porfírio. “Agradeço o apoio da Reitoria e da Decania do CFCH, cuja parceria nos dá condições de trabalho”, enfatizou.

A docente frisou que, entre os objetivos do Nepp−DH, estão a difusão da reflexão acerca das políticas públicas em Direitos Humanos e a criação de projetos de atendimento direto e indireto à população, como o trabalho realizado pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM−CR), localizado na Vila do João, no complexo de favelas da Maré. O CRMM−CR, além de integralizar ensino, pesquisa e extensão para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero, presta atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Projetos desenvolvidos

A diretora do Nepp−DH também apresentou os grupos de pesquisa e laboratórios que compõem o órgão: Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), Grupo de Pesquisa da Política Internacional (GPPI), Grupo de Estudos da Sociedade Contemporânea (GESOC), Grupo de Estudos Pró-Trabalhadores e Justiça (GETJUS), Grupo de Pesquisa da História dos Direitos do Homem no Brasil, Observatório da Laicidade do Estado (OLE), Observatório de Ouvidoria de Democracia Participativa (OODP), Observatório da Lei Maria da Penha, Laboratório de Estudos da América Latina (Leal), Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Intervenção em Políticas Públicas de Gênero (Lieg), o curso de Teorias Sociais e Produção de Conhecimento (CTSPC), entre outros. Além desses, o projeto Direitos Humanos em Tela funciona sob a forma de curso de extensão, aberto ao público acadêmico e não acadêmico, com o intuito de apresentar filmes, mensalmente, com debates relacionados aos Direitos Humanos.

A diretora ressaltou ainda a perspectiva de implantação do Programa de Pós-Graduação do Nepp−DH, em debate interno na unidade, e da Residência Multidisciplinar, também já em discussão junto a outras unidades da UFRJ. “Espero que na próxima reunião já estejamos com a proposta de implantação da nossa pós-graduação bem encaminhada”, afirmou.

Decanos e diretores parabenizam o Nepp−DH

O trabalho desenvolvido pela direção do Nepp−DH foi louvado pelos presentes. Gerli Miceli, coordenadora de Política Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), parabenizou as iniciativas implementadas pelo órgão. “Uma das atribuições da universidade é estender suas atividades às comunidades vizinhas. Por isso é bom saber que a UFRJ está retomando ações nesse sentido”, disse.

Já Antônio Ledo, vice-reitor da UFRJ, sugeriu a inclusão da área da Saúde entre as pesquisas do Nepp−DH. “Fico feliz ao saber do trabalho do Nepp−DH. Podemos avançar ainda mais, já que a Saúde é um direito humano fundamental”, afirmou. Por fim, Marcelo Correa e Castro, decano do CFCH, reafirmou o apoio da Decania ao trabalho desenvolvido pela direção do órgão. “Conseguimos, nesses últimos anos, vencer os desafios iniciais. Gostaria, publicamente, de reconhecer o esforço do Nepp−DH e de todos os seus funcionários”, concluiu.