">A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) está realizando o projeto “Diagnóstico de Equipes de Trabalho e Levantamento de Necessidades de Treinamento dos Servidores da UFRJ”. O objetivo é avaliar, a partir de entrevistas com dirigentes e funcionários, o perfil e as necessidades de capacitação dos servidores, tanto docentes como técnicos e assistentes-administrativos, que compõem o quadro da UFRJ.

Pesquisa traça o perfil dos servidores da UFRJ

Objetivo é analisar a necessidade de capacitação dos funcionários da universidade

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) está realizando o projeto “Diagnóstico de Equipes de Trabalho e Levantamento de Necessidades de Treinamento dos Servidores da UFRJ”. O objetivo é avaliar, a partir de entrevistas com dirigentes e funcionários, o perfil e as necessidades de capacitação dos servidores, tanto docentes como técnicos e assistentes-administrativos, que compõem o quadro da UFRJ.

Na última segunda (21/5), o pró-reitor de Pessoal, Roberto Gambine, e a professora Cândida Melo, do Instituto de Psicologia (IP), estiveram presentes à 709ª Reunião Ordinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) para explicar o projeto e solicitar o preenchimento de um formulário, por parte dos diretores de unidades do Centro, que auxiliará no diagnóstico da pesquisa.

Ao mesmo tempo, a equipe coordenada pela professora Cândida, composta por dez estudantes do IP-UFRJ, entrevistará os servidores acerca da capacitação necessária para o desenvolvimento das atividades, de acordo com os próprios funcionários. “O grande diferencial desta pesquisa para o que é implementado hoje, no plano de carreira dos servidores, é que, pela primeira vez, eles serão ouvidos sobre o que eles avaliam como importante no que se refere a treinamento e capacitação”, afirma Cândida.

O projeto já realizou pesquisas em outras unidades da UFRJ: Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), Faculdade Nacional de Direito (FND), Prefeitura Universitária (PU), Instituto de Psiquiatria (Ipub) e Instituto de Geociências (Igeo). Após o cruzamento de dados do CFCH, será a vez de outros centros serem pesquisados, como o Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) e o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), o que deve acontecer no segundo semestre. “Acredito que até o final do ano já tenhamos uma ideia do perfil dos nossos servidores”, afirmou Gambine. A ideia é que, a partir da análise desses dados, seja implementado um novo plano de capacitação dos servidores.