Evento discute a relação das torcidas de futebol com os novos estádios

O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ, realiza a conferência “Espaços da emoção: arquitetura futebolística, torcida e segurança pública”, dia 5 de junho, terça-feira, às 15h. O evento será ministrado pelo professor Martin Curi, doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Entre outros temas, o evento abordará a questão da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a construção de 12 novos estádios no Brasil. Os estádios que receberão jogos do torneio precisarão atender a uma série de exigências da Fifa, muitas das quais relacionadas diretamente à segurança pública.

A tese central deste encontro é que há, no Brasil, uma disputa simbólica pelo significado do torcer e que os novos estádios são instrumentos dessa disputa. Os envolvidos neste fenômeno não são apenas os diversos grupos presentes durante os jogos, mas também os construtores e administradores dos estádios.

O evento acontece no Necvu-Ifcs. O endereço é Largo de São Francisco, 1, sala 109 – Evaristo de Moraes (térreo). Outras informações estão na página do Núcleo na internet. Não é necessário fazer inscrição.