Professor francês ministra palestra sobre cinema na UFRJ

A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ realiza a palestra “Cinema e telefone celular: elogio do cinema p [‘cinema portátil’]”, nesta terça-feira (22/5), às 18h. O palestrante, Roger Odin, é professor emérito de Ciências da Informação e Comunicação na Universidade Paris – Sorbonne Nouvelle, onde dirigiu o Instituto de Pesquisa em Cinema e Audiovisual durante 20 anos.

O evento visa debater o cinema na era do digital, com foco no aparelho celular. Atualmente, cerca de 77% dos celulares são equipados com aplicativo de vídeo, o que os tornam capazes de gravar e reproduzir filmes em qualquer lugar.

Assim, a conferência será essencialmente centrada na realização de filmes feitos com/em aparelhos de telefonia celular. Odin não só demonstrará a importância do fenômeno, que não diz respeito apenas à produção de curtas-metragens, mas também como essa nova ferramenta pode ser estimuladora da criatividade.

A palestra acontece no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Avenida Pasteur, 250, fundos.