">O Diário Oficial da União publicou, em maio, as portarias que recredenciam o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) para realizar transplantes de rim, córnea e medula óssea. A renovação da autorização para transplante é válida por dois anos.

HUCFF renova credenciamento para transplantes

A documentação do transplante de fígado ainda está no prazo de vigência. E o programa de transplante de pâncreas está em fase de recredenciamento.

Segundo a Coordenação de Transplantes do HUCFF, as equipes especializadas também já estão habilitadas junto ao Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a família esteja ciente da vontade do voluntário. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em boas condições poderão ajudar a salvar a vida de outras pessoas.

Alguns órgãos podem ser doados em vida: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.