">O reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, recebeu na manhã da última terça-feira (3/4), no prédio da Reitoria, alunos de Medicina do campus UFRJ-Macaé para ouvir reivindicações sobre o curso naquele município.

Reitoria e alunos de Medicina da UFRJ-Macaé definem agenda de reuniões

Reitoria e alunos de Medicina da UFRJ-Macaé definem agenda de reuniões     O reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, recebeu na manhã da última terça-feira (3/4), no prédio da Reitoria, alunos de Medicina do campus UFRJ-Macaé para ouvir reivindicações sobre o curso naquele município. Em assembleia, a direção da UFRJ recebeu um documento com demandas dos estudantes com relação à grade curricular do curso e outras ações ainda necessárias à sua estruturação. O reitor informou que medidas em curto, médio e longo prazos serão tomadas para atender às necessidades de consolidação do curso. “Vamos traçar um plano de reuniões para criar um cenário de soluções”, disse Carlos Levi.

O vice-reitor, professor Antônio Ledo, lembrou a importância da presença do curso em Macaé e garantiu que os estudantes receberão apoio da Reitoria: “Esse grupo tem que se formar com qualidade e vamos cuidar disso”, reforçou.

Os estudantes solicitaram reuniões abertas entre a direção da UFRJ e representantes do corpo discente. O reitor, acompanhado de uma comissão especial, inicia agenda de encontros já na próxima segunda-feira (9/4).

Agenda em Macaé

“A importância da implantação de um novo curso de Medicina por uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro tem imposto à UFRJ uma atenção especial e tratamento prioritário às suas necessidades. No entanto, algumas dificuldades ainda persistem e a universidade está adotando estratégias para garantir a sua superação”, afirma Carlos Levi.

Entre os dias 9 e 11/4, uma comissão acompanhará o reitor em reuniões com alunos, professores e autoridades do município, complementadas por visitas às instalações do curso, para produzir um diagnóstico atualizado dos problemas enfrentados.

A comissão especial será composta pelo vice-reitor, professor Antônio Ledo; pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Roberto de Andrade Medronho; pela professora titular do Departamento de Clínica Médica da UFRJ, Vera Halfoun; pelo professor titular do curso de Medicina em Macaé, Emerson Merhy; pela superintendente-geral de atividades fora da sede, professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell; e pelo diretor do campus UFRJ-Macaé, professor Gilberto Zanetti.

9/4, segunda-feira – O professor Carlos Levi e a comissão conversam com professores e alunos, pela manhã.

10/4, terça-feira – Pela manhã, o reitor da UFRJ visita locais de estágio e hospitais do município. À tarde, Carlos Levi e a comissão especial têm reunião com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

11/4, quarta-feira – O reitor tem novo encontro com alunos do curso, pela manhã.