">A UFRJ está selecionando alunos para participar do Programa Ciência sem Fronteiras, lançado recentemente pelo governo federal. O prazo para inscrição na universidade vai até 23 de abril. Conheça o Edital, que prevê bolsas para a Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Coreia do Sul e Portugal.

UFRJ seleciona candidatos a bolsas no exterior

A UFRJ está selecionando alunos para participar do Programa Ciência sem Fronteiras, lançado recentemente pelo governo federal. O objetivo do programa é promover a internacionalização da ciência e tecnologia do Brasil, ampliando os níveis de inovação e de competitividade da indústria nacional por meio do intercâmbio com instituições e pesquisadores do exterior.

A Graduação-Sanduíche no Exterior (SWG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma das bolsas previstas no programa. Nessa modalidade, dirigida a alunos de graduação que desejam estudar ou estagiar em universidades do exterior, o governo está oferecendo 27.100 vagas. O aluno de graduação das áreas prioritárias ou correlatas recebe uma bolsa de estudos, além de passagens, auxílio-instalação e seguro-saúde, para cumprir um programa de mobilidade.

O novo Edital da UFRJ selecionará alunos para a Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Holanda, Coreia do Sul e Portugal. O prazo para inscrição na UFRJ é 23 de abril, e na Capes, 30 de abril. A ida dos estudantes para o exterior está prevista para setembro deste ano.

Caberá à Capes escolher a universidade de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e a oferta de vagas em instituições com as quais estabeleceu parceria acadêmica.