Categorias
Memória

Professores da UFRJ participarão de seminário do Dia Meteorológico Mundial

Os professores Gutemberg França e Francisco Albuquerque participarão do “1º Seminário MET/ATM do CGNA” (Seminário de Meteorologia/Air Traffic Managment – Controle de Tráfego Aéreo  do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea). O evento será realizado em celebração ao Dia Meteorológico Mundial, comemorado em 23/3 pelas instituições participantes da Organização Meteorológica Mundial.

Os professores Gutemberg França e Francisco Albuquerque participarão do “1º Seminário MET/ATM do CGNA” (Seminário de Meteorologia/Air Traffic Managment – Controle de Tráfego Aéreo  – do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea). O evento será realizado em celebração ao Dia Meteorológico Mundial, comemorado em  23/3 pelas instituições participantes da Organização Meteorológica Mundial.

Os docentes do Instituto de Geociências (Igeo-UFRJ) e do Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA-UFRJ) ministrarão a 4ª palestra, “Potencialidades operacionais da Inteligência Computacional e do Perfilador Vertical de Vento”, das 11h30 às 12h10. O evento começa às 9h e termina às 15h30, e será realizado no CGNA.

Na mesma semana, porém no dia 20, Gutemberg e Albuquerque apresentarão ao meteorologista-chefe do Alerta Rio, Igor Oliveira, as ferramentas de nowcasting desenvolvidas pelo LMA, com inteligência computacional.

O nowcasting é um modelo de previsão climática que, diversamente das previsões apresentadas em telejornais e mais conhecidas do público leigo, elabora prognósticos de curtíssimo prazo (de dezenas de minutos a três horas) para áreas específicas, como aeroportos, redes de distribuição e linhas de transmissão de energia.

O know-how do laboratório, pioneiro no mundo e único no Brasil, é aplicado no aeroporto de Guarulhos (SP), para previsão de nevoeiros e outros incidentes climáticos que prejudiquem o tráfego aéreo e o planejamento aeroportuário. O modelo desenvolvido pelo LMA chega a 90% de índice de acerto e pode ser aplicado em outros aeroportos, em sistemas de distribuição de energia e também pela Defesa Civil, para previsão de catástrofes, prevenção de acidentes e minimização de prejuízos com eventos climáticos.

A reunião será realizada no Centro de Operações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, às 10h.