Categorias
Memória

Muniz Sodré é homenageado na ECO-UFRJ

O professor Muniz Sodré, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, será homenageado com palestras, leituras de sua obra e debates ao longo do ano de 2012. A homenagem é por seus 70 anos e pelo conjunto de sua obra. Como parte dos eventos, o “Colóquio Muniz Sodré” promoverá encontros mensais do próprio autor com estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ e outras universidades.

O professor Muniz Sodré, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, será homenageado com palestras, leituras de sua obra e debates ao longo do ano de 2012. A homenagem é por seus 70 anos e pelo conjunto de sua obra. Como parte dos eventos, o “Colóquio Muniz Sodré” promoverá encontros mensais do próprio autor com estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ e outras universidades. O primeiro, “Cultura e produção cultural”, acontece na próxima quinta-feira (22/3), a partir das 14h30, no auditório da Central de Produção Multimídia (CPM).

No primeiro semestre serão realizados três colóquios. No dia 24 de maio, Sodré falará sobre “Cultura afro e política”;  no dia 28 de junho, sobre “Financeirização do mundo, educação e mercado”. Para abril, está marcada a "Semana Muniz Sodré", que acontecerá entre os dias 16 e 20, no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ. Vão participar da homenagem pesquisadores da UFRJ, UFF, Uerj, PUC-RS, USP, UFMG e Laios – Laboratório de Antropologia das Instituições e das Organizações Sociais da École Pratique des Hautes Études, Paris, França. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (Lecc) da UFRJ.

Durante a "Semana Muniz Sodré" serão ministrados minicursos pelos atuais orientandos do docente no doutorado em Comunicação do PPGCOM e pelos discípulos do autor, doutorandos do programa e todos os pesquisadores do Lecc. O objetivo é estimular novas gerações de pesquisadores de campo, influenciadas pelo homenageado.

Além disso, o Leccturas deste ano será dedicado à obra de Muniz Sodré. Trata-se de um grupo de leitura que se reúne todas as quintas-feiras, a partir das 14 horas, na sala 124 do Lecc. A ideia é estabelecer diálogos do público discente com a obra do autor, bem como apresentar as principais temáticas do pesquisador consagrado no campo da Comunicação e áreas afins. 

As inscrições para o colóquio e para a "Semana Muniz Sodré" devem ser feitas pelo e-mail semanamunizsodre@gmail.com. Outras informações e detalhes da programação, além de uma pequena biografia do homenageado, podem ser vistos no site do Lecc.