">Na última semana de janeiro, a equipe multiprofissional do Programa de Hanseníase do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) promoveu um evento para lembrar da importância de combater a doença. Acadêmicos do curso de Medicina da UFRJ realizaram ações educativas com os pacientes na sala de espera dos ambulatórios.

HUCFF na luta contra a Hanseníase

Sob a supervisão das professoras Maria Leide e Maria Kátia Gomes, a equipe multidisciplinar esclareceu dúvidas sobre sintomas, diagnóstico, prevenção, tratamento e controle. Num segundo momento, a equipe composta por médicos, fisiatras, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas promoveu uma reunião de grupo com 41 pacientes, para discutir sobre autocuidado, aspectos clínicos da doença e direitos dos pacientes.

Os profissionais do Programa de Hanseníase do HUCFF atendem, por semana, cerca de 20 pacientes em tratamento no hospital.