Categorias
Memória

Canalização de saída para a Linha Amarela

Para evitar acidentes no acesso à Linha Amarela, a Prefeitura Universitária da UFRJ e a concessionária que administra a via efetuaram o balizamento com cones de um trecho de quase 300 metros no início dela.

Balizamento com cones.Para evitar acidentes no acesso à Linha Amarela, a Prefeitura Universitária da UFRJ e a concessionária que administra a via efetuaram o balizamento com cones de um trecho de quase 300 metros no início dela. O número de reclamações contra os motoristas que tentavam entrar pela contramão, de marcha à ré ou que cruzavam a pista sem atenção estava se multiplicando, segundo o prefeito Ivan Carmo.

O ingresso para a Cidade Universitária também pelo Portão 3, que desde novembro é fechado entre 16h e 19h, recebeu cones para retenção de velocidade dos carros que chegam pela Linha Vermelha. “Para segurança de todos, resolvemos tomar essa medida, pois muitos motoristas estavam perdendo a noção e querendo manter a mesma velocidade da via expressa ao chegar por aqui”, disse Ivan Carmo.

Cancela no Portão 3Outra iniciativa na região foi a instalação de uma cancela, que permitirá o ingresso por etiquetas RFID (radio-frequency identification) e está em fase de testes. Desde o fechamento do Portão 3, a Prefeitura Universitária busca uma forma de atender a quem costumava utilizar o ingresso no horário. As etiquetas RFID foram adquiridas para distribuição entre os professores, servidores, moradores e frequentadores dos cursos noturnos. O sistema permite a passagem de veículos de forma semelhante aos dos postos de pedágio das estradas brasileiras, liberando a cancela construída no local com a aproximação dos veículos.