">A Escola de Música (EM) promove o “1º Concurso Nacional de Composição da UFRJ”. As inscrições para o evento, que integra o “26º Panorama da Música Brasileira Atual”, vão até 16/3/2012. Podem participar compositores brasileiros, natos ou naturalizados, com idade de até 35 anos, em três categorias: obras destinadas à Orquestra Sinfônica da UFRJ, ao Trio UFRJ (violino, violoncelo e piano) e composições acusmáticas sobre suporte.

Escola de Música promove Concurso Nacional de Composição

Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma dessas categorias. As obras precisam ser inéditas e com duração entre 6 e 12 minutos. Além disso, o concorrente deverá enviar partitura editorada da obra concorrente, utilizando pseudônimo. No caso de composição acusmática, o formato é CD-Áudio (44.1KHz, 16-bits, estéreo).

O concurso distribuirá um total de R$ 6 mil em prêmios. O vencedor da peça escrita para a Orquestra Sinfônica receberá R$ 3 mil; os ganhadores das outras duas categorias, R$ 1,5 mil cada. As três obras serão também executadas no “26º Panorama”, que acontece de 24 de maio a 1º de junho na EM-UFRJ.

O evento é uma iniciativa do departamento de composição. Os membros da comissão julgadora não terão acesso aos nomes dos concorrentes, nem terão seus nomes revelados até o dia da publicação do resultado, previsto para 6 de abril.

A ficha de inscrição preenchida e a documentação devem ser endereçadas ao Setor Artístico da EM-UFRJ, que fica na Rua do Passeio, 98, Centro, Rio de Janeiro. Mais detalhes podem ser obtidos no regulamento do concurso, obtido por meio do link http://www.musica.ufrj.br/ images/ stories/noticias/concursocomposicao2012.pdf, ou pelo e-mail composicao.musica.ufrj@gmail.com.