">Para tranquilizar a comunidade universitária, a direção do HUCFF divulgou uma nota informando sobre o monitoramento dos pilares da estrutura do prédio.

Relatório aponta estabilidade em estrutura do HUCFF

Para tranquilizar a comunidade universitária, a direção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) divulgou uma nota informando sobre o monitoramento e controle de cada um dos pilares da estrutura do prédio. Desde o final do ano, está em operação o trabalho de reforço em cada uma das colunas remanescentes da antiga Ala Sul (área 3) – a parte separada mecanicamente antes da implosão da Perna Seca, como era conhecida a parte desativada do hospital.

De acordo com a comissão que acompanha o monitoramento e reforço estrutural do HUCFF, mensalmente a empresa contratada para reforçar os pilares encaminha um relatório com o comportamento de cada coluna. A comissão composta pela Prefeitura Universitária (PU), Escritório Técnico da Universidade (ETU), Divisão de Engenharia do HUCFF, informa que tem controle total do que acontece em cada um dos pontos de sustentação do prédio.

Veja a seguir a nota divulgada pelo diretor-geral do HUCFF, José Marcus Raso Eulálio:

"A Direção-Geral do HUCFF informa que o monitoramento permanente das colunas do hospital como um todo reflete um quadro de estabilidade. Este tem se mantido desde o término das obras de reforço das fundações de quatro colunas da Ala A3. O reforço complementar da linha adjacente está em curso, e após o seu término está programada a liberação da Ala A3 para internações.

A pequena movimentação observada cumulativamente nos últimos dois meses é secundária ao procedimento de reforço e compatível com a instrumentalização das fundações."

José Marcus Raso Eulálio
Diretor-geral do HUCFF-UFRJ