Inscrições para programa de intercâmbio começam em fevereiro

Os alunos interessados em participar de intercâmbios em universidades do exterior devem ficar atentos ao novo edital do programa “Ciência sem Fronteiras”, lançado recentemente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diferentemente das edições anteriores, este ano as inscrições têm início em fevereiro, assim como as indicações pela Pró-Reitoria, que se estendem até agosto.

O projeto visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é com a graduação-sanduíche (ou dupla diplomação), na qual o estudante tem a oportunidade de receber o diploma da instituição de origem e também da instituição onde pretende estudar no exterior.

A Graduação-Sanduíche no Exterior (CsF-SWG), proposta pelo CNPq, é uma bolsa dirigida a alunos de graduação para estágios de seis a 12 meses, sendo de seis a nove meses em atividades acadêmicas e o restante em laboratórios de pesquisa, empresas ou centros de P&D (pesquisa e desenvolvimento).

O programa CsF-SWG da UFRJ será administrado pelo coordenador do programa de Intercâmbio Acadêmico, Geraldo Nunes, uma vez que se destina a alunos de graduação envolvidos em programas de Iniciação Científica ou Tecnológica (sem bolsa ou com bolsa de qualquer instituição), a alunos premiados ou ganhadores de olimpíadas acadêmicas.

O contato com a universidade almejada fica a cargo do próprio aluno e seu orientador. A PR-2 (Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa) e a Scri (Superintendência de Convênios e Relações Internacionais) estão à disposição para intermediar a interação com a universidade de destino.

É importante saber que a Capes, assim como o CNPq, também está oferecendo bolsas dentro da CsF-SWG, mas com escopo distinto do apresentado no edital do programa “Ciência sem Fronteiras”. Os interessados devem estar atentos às particularidades de cada um dos editais.

As áreas de estudo priorizadas são, entre outras, Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Física, Química e Geociências; Biologia; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Ciências do Mar; Indústria Criativa.

As outras áreas, assim como as condições gerais, o calendário de inscrições, documentação necessária, requisitos, direitos, deveres e compromisso das instituições, estão disponíveis no link http://www.pr2. ufrj.br/site/public/suporte/editais/csf/Edital_CsF_CNPq.pdf.

A documentação para as inscrições deverá ser entregue na sala 811 do prédio da Reitoria. As atividades na universidade no exterior devem começar, no máximo, até o mês de setembro deste ano.

Informações adicionais poderão ser obtidas na PR-2 (tel.: 21 2598-1739; endereço eletrônico: pibic@pr2.ufrj.br) ou ainda na Scri (tel.: 21 2598-1609; endereço eletrônico: scri@reitoria.ufrj.br), que ficam na Av. Pedro Calmon, 550, prédio da Reitoria, 2º andar, Cidade Universitária.