">O setor de emergência do Hospital Universitário ficará fechado até julho, período estimado para a conclusão das obras, mas o atendimento ambulatorial e as cirurgias não serão suspensos. Casos de urgência serão atendidos quando houver risco iminente de morte.

Emergência do HUCFF em obras

Por ser uma unidade terciária, e não de atenção primária, desde 1992 o setor de emergência do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF−UFRJ) funciona apenas para o atendimento a pacientes em tratamento no hospital. O setor, que passa por reparos, ficará fechado temporariamente até julho, período estimado para a conclusão das obras.

Com o objetivo de zelar pela qualidade do atendimento e evitar transtornos, os pacientes em tratamento regular no HUCFF, quando necessitarem de atendimentos de urgência e emergência, deverão procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais com prontos-socorros mais próximos de suas residências. A desocupação profilática da área, até que as obras estejam concluídas, e a não absorção de pacientes no setor já foram providenciadas. O atendimento ambulatorial e as cirurgias não serão suspensos.

Em virtude da alta diferenciação do hospital e complexidade dos serviços oferecidos, as demandas emergenciais estão sendo represadas. A prestação de atendimento de urgência será feita somente nos casos em que há risco iminente de morte. Posteriormente, o paciente será direcionado para outra unidade hospitalar.

A Central de Triagem contará com uma equipe de saúde composta por médicos, enfermeiros e assistentes sociais que estará de plantão de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Avaliação na Central de Triagem

Após avaliação realizada pela equipe de saúde de plantão na Triagem, o paciente poderá ser atendido no próprio setor ou encaminhado a uma Unidade de Saúde mais próxima.

Atendimentos ambulatoriais garantidos:

• consultas ambulatoriais agendadas, em todas as especialidades médicas e das equipes multidisciplinares;
• exames laboratoriais, de anatomia patológica e radiodiagnóstico;
• funcionamento do Serviço de Hemoterapia (doação de sangue);
• atendimento ao paciente oncológico, com o funcionamento da Unidade de Quimioterapia e Serviço de Radioterapia;
• atendimento do Programa de Pacientes Renais Crônicos.

Confira aqui os endereços das Unidades de Pronto Atendimento (UPA):